TRE inicia extinção de zonas no interior
Aldir Sales 01/09/2017 21:15 - Atualizado em 02/09/2017 12:49
Zonas funcionaram como postos de atendimento
Zonas funcionaram como postos de atendimento / Antonio Leudo
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) anunciou que começou a primeira etapa da extinção e remanejamentos das zonas eleitorais no interior do estado, em cumprimento a uma determinação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para enxugar os gastos. A ação começou em Volta Redonda, no Sul Fluminense, e vai acontecer também, em um primeiro momento, em Nova Friburgo e Petrópolis, na Região Serrana, além de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, e em São Gonçalo, na Região Metropolitana, até o dia 26 de setembro. Em Campos, três zonas serão extintas, mas o cronograma ainda não foi divulgado.
Com a decisão, as 99ª, 100ª e 249ª zonas eleitorais de Campos serão extintas e incorporadas as 98ª, 76ª e 75ª zonas eleitorais. De acordo com a desembargadora e presidente do TRE, Jacqueline Lima Montenegro, o remanejamento obedeceu a um estudo prévio feito pela Corte.
Além das mudanças em Campos, a 51ª zona eleitoral de Conceição de Macabu será responsável também pelo município de Trajano de Moraes. No Noroeste Fluminense, a 73ª zona eleitoral de Laje do Muriaé deixará de existir e será acumulada pela 112ª zona eleitoral de Miracema.
De acordo com a norma, todas as zonas com menos de 70 mil eleitores devem acabar e os eleitores redistribuídos para as zonas eleitorais próximas. No entanto, o plenário do TRE decidiu manter a maioria das comarcas nas cidades do interior para não prejudicar a fiscalização eleitoral. No entanto, a medida ainda passará pela análise do Tribunal Superior Eleitoral, em Brasília.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS