Thiago Ferrugem sob risco de nova prisão
Suzy Monteiro 31/08/2017 21:56 - Atualizado em 02/09/2017 12:48
Thiago Ferrugem (PR)
Thiago Ferrugem (PR) / Folha da Manhã
Sem tornozeleira eletrônica desde o último dia 25, o vereador Thiago Ferrugem (PR) teve que comprovar à Polícia Federal e à Justiça que ainda não estava em condições de recolocar o equipamento de monitoramento. Ferrugem retirou a tornozeleira, com autorização da Justiça, para a realização de uma cirurgia. Ontem, em seu último dia à frente da 100 Zona Eleitoral, o juiz Geraldo Batista expediu mandado para que a PF verificasse se o vereador estava ou não autorizado pelo cirurgião a recolocar o sistema de monitoramento. Caso positivo, e estando Ferrugem sem a tornozeleira, o juiz mandou prendê-lo. Hoje, a 100 ZE, que concentra as ações penais do caso Chequinho, terá como juiz responsável Glaucenir Oliveira. E a partir de amanhã, retorna Ralph Manhães.
Para comprovar que Ferrugem precisa continuar sem tornozeleira, o cirurgião responsável esteve na PF e apresentou laudo médico. De acordo com o advogado Rafael Crespo, a defesa também peticiou neste sentido.
- O vereador passou por uma cirurgia dia 25. Teve alta do hospital, mas isso não significa alta médica. O tratamento continua em casa. E prova disso é que ele continua de licença das atividades da Câmara Municipal - explicou.
Até o fechamento desta edição ainda não havia manifestação da Justiça sobre o acolhimento ou não da justificativa médica.
Thiago Ferrugem está com tornozeleira eletrônica desde 4 de julho. Além dele, havia determinação para colocação de tornozeleira também na vereadora Linda Mara Silva (PTC), porém ela conseguiu liminar no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) suspendendo a decisão judicial na véspera do dia agendado para colocação.
No dia 19 de julho, plenário do TRE julgou o mérito do Habeas corpus impetrado pela defesa da vereadora e manteve a liminar que impediu a colocação da tornozeleira eletrônica na parlamentar. Já Ferrugem teve a decisão cumprida. Ele já pediu ao TRE para retirar o equipamento, o que foi negado. O motivo é que seu processo estaria em uma fase anterior ao de Linda Mara.
Volta - O juiz Geraldo Batista, que assumiu a 100 Zona Eleitoral dia 17 de agosto, nas férias de Ralph Manhães, já deixou a incumbência. O Diário Oficial da Justiça, edição desta sexta, mas já disponível desde essa quinta, traz Glaucenir Oliveira neste dia 1 à frente da 100. A partir de sábado, dia 2, retorna Ralph Manhães.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS