Situação de SJB é amplamente debatida
31/08/2017 17:50 - Atualizado em 02/09/2017 15:08
O secretário de Meio Ambiente e Serviços Públicos de São João da Barra, Alex Firme, palestrou sobre, “Diminuição da vazão dos rios X avanço marinho/cunha salina”, durante o V Encontro Estadual de Comitês de Bacias Hidrográficas do Rio de Janeiro (Ecob/RJ), na Casa da Cultura Câmara Torres, no centro histórico de Paraty.
Rafael Paes, oceanógrafo do Instituto Nacional de Pesquisas Hidroviárias (INPH); Marcelo Jordão e José Paulo Azevedo, representantes do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPE/UFRJ); Roberto Carneiro, representante da Agência nacional de Águas (ANA); e Vicente Santos, pró-reitor de pesquisas do IFF/Campos dos Goytacazes também palestraram sobre o tema.
Secretário participou de encontro
Secretário participou de encontro / Secom - SJB
São João da Barra sofre o maior impacto socioambiental, cultural e econômico causado pela diminuição da vazão do rio Paraíba do Sul e o avanço do mar. “Esse processo erosivo costeiro persiste desde a década de 1960 e o assoreamento ao longo do rio, principalmente na Foz, no Pontal de Atafona, se intensificou ao longo dos últimos meses”, discursou Alex.
Segundo a subsecretária de Meio Ambiente e Serviços Públicos, Joiciara Pedra, o objetivo da participação no encontro foi mostrar, através de um vídeo, os problemas e os diversos impactos que Atafona vem sofrendo e sensibilizar os órgãos federais e estaduais, com apoio de instituições e dos Comitês de Bacias Hidrográficas, na busca de recursos financeiros e realização de ações necessárias.
O presidente do Comitê de Bacia Hidrográfica do Baixo Paraíba do Sul e Itabapoana, João Siqueira, declarou que todas as demandas de problemas apresentadas no evento serão encaminhadas ao Comitê de Integração da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (Ceivap), Conselho Estadual de Recursos Hídricos do Estado do Rio de Janeiro (Cerhi), Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (Encob) e outros órgãos das esferas federal e estadual na busca por soluções. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS