Harvey: Trump decreta estado de emergência na Louisiana
28/08/2017 11:36 - Atualizado em 17/10/2017 15:31
Nick Oxford/Reuters
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou nesta segunda-feira (28) estado de emergência no estado de Louisiana diante do avanço da tempestade tropical Harvey para outras partes do país. Segundo o Serviço Nacional de Meteorologia (NWS), até 63,5 centímetros de chuva são esperados na parte sudoeste do estado. O trajeto da tempestade é incerto, mas a expectativa é de chegar ao Arkansas na sexta-feira. Já no Texas, principal região afetada pelas enchentes até agora, o órgão federal ampliou os alertas de inundações para 11 condados do estado, afirmando que uma população de mais de 570 mil habitantes estará exposta a riscos. De acordo com o NWS, quase 13 milhões de pessoas estão sob alerta ou observação de enchentes nos dois estados.
Após atingir o território americano como um furacão de categoria 4 — a segunda maior na escala Saffir-Simpson — na noite de sexta-feira (25), Harvey se enfraqueceu para tormenta tropical, com ventos de cerca de 110 km/h. Seu lento avanço pela região — a apenas 4 km/h — o torna muito perigoso, devido às chuvas torrenciais que devem castigar a área com "enchentes prolongadas, perigosas e potencialmente catastróficas na próxima semana", de acordo com o NWS. A tempestade é sem precedentes.
O Globo informou que foram registradas seis mortes, cinco delas em Houston, que está inundada e com reservatórios no limite. O Exército está liberando água de duas barragens para evitar inundações maiores. Diversas cidades decretaram toque de recolher e o preço da gasolina deve subir nos EUA, já que 11% da capacidade de refino e um quarto da produção do país no Golfo do México foram afetadas.
Fonte: O Globo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS