Azul: pague para voar, reze para decolar (7)
Christiano 02/01/2017 15:25

Após 2 anos sem novos relatos de problemas nos vôos da Azul, companhia áerea que liga Campos ao Rio, recebi o relato do leitor Renato Silva, que veio com a família (esposa e seus 2 filhos pequenos) para Campos, com o objetivo de passar as festas de fim de ano com familiares.

Eles compraram um bilhete áereo com a Azul para voar de São Paulo a Campos no dia 22 de dezembro, embarcando em Guarulhos para fazer conexão no Aeroporto Santos Dumont, no Rio, rumo ao Aeroporto Bartolomeu Lisandro. Os problemas começaram já no Aeroporto de Guarulhos, com o atraso do vôo 5016 da Azul, que deveria ter decolado às 17h50.

[caption id="attachment_227149" align="aligncenter" width="448"]Renato Silva - pague para voar, reze para decolar (7) - painel atraso vôo-3 Painel do Aeroporto de Guarulhos mostra o vôo, o primeiro da lista, indicando o atraso[/caption]

O atraso na decolagem em Guarulhos fez com que perdessem a conexão para o Aeroporto de Campos. O vôo 5016 da Azul, que deveria ter decolado em São Paulo às 17h50, somente levantou vôo às 20h36, chegando ao Santos Dumont às 21h18. O vôo para Campos havia partido desde as 19h53.

[caption id="attachment_227155" align="aligncenter" width="432"]Renato Silva - pague para voar, reze para decolar (7) - painel chegada SDU atraso vôo-2 O vôo 5016 da Azul chegou ao Aeroporto Santos Dumont, no Rio, somente às 21h18, atraso que causou aos passageiros a perda da conexão para Campos[/caption]

Além deles 4, havia mais 7 passageiros na mesma condição, vindo de São Paulo para Campos, com conexão no Rio, para passar as festas de fim de ano com suas famílias. Ao chegarem ao Santos Dumont, depois de longa espera e desinformação, a Azul ofereceu a opção de irem em uma van rumo a Campos.

Com 11 passageiros, com 11 malas, em perfil de famílias em viagem para festas de fim de ano, foi constatado o óbvio, uma van não caberia passageiros e malas, algo para o qual a Azul já deveria estar preparada, com o mínimo de planejamento, em virtude do longo tempo de atraso.

[caption id="attachment_227162" align="aligncenter" width="448"]Renato Silva - pague para voar, reze para decolar (7) - van no SDU-2 Milagre da multiplicação - A Azul esperava acomodar 11 passageiros e 11 malas dentro de apenas uma van no Aeroporto Santos Dumont[/caption]

Após uma pequena rebelião dos passageiros, a Azul decidiu providenciar uma segunda van. O comboio partiu rumo a Campos por volta de 23h00, pegando um desagradável engarrafamento na Ponte Rio-Niterói de 2 horas, problema que justamente não queriam passar ao comprar o bilhete aéreo.

[caption id="attachment_227166" align="aligncenter" width="216"]Renato Silva - pague para voar, reze para decolar (7) - ponte engarrafada-2 Nada é tão ruim que não possa piorar - Ponte Rio-Niterói engarrafada[/caption]

Os passageiros chegaram a Campos somente às 04h30 da madrugada do dia 23 dezembro, não sem antes passarem por um susto na BR-101, quando uma das vans quase se envolveu em um acidente, causado por imprudência de outro motorista.

A viagem, que deveria ter durado menos de 3 horas de avião, já contada a conexão no Santos Dumont, durou, contadas desde a chegada ao Aeroporto de Guarulhos, absurdas 16 horas. Confira abaixo o relato, que pode ser lido aqui, no Facebook, onde Renato narrou em tempo real o seu drama:

"A Azul aprontou mais uma vez! É a terceira vez que tentamos voar de Azul e ficamos na mão! Estamos em Guarulhos desde as 14:30 para o vôo das 17:50 com destino final em Campos, de número 5016, e conexão no aeroporto Santos Dumont no Rio de Janeiro. Pra variar, esse voo vem fazendo escalas em várias cidades e se atrasou por mal tempo. Fomos comunicados que em função do atraso perdemos a conexão com Campos, e esse destino será atingido por via terrestre com o fretamento de um mini ônibus. Estamos aguardando há 5 horas com duas crianças, uma de 3 anos e outra de 6 anos e minha esposa com febre e sob medicamentos.

Pagamos a tarifa da Azul para um vôo direto para Campos, para evitarmos irmos de ônibus e o desgaste da longa viagem com duas crianças e recebemos exatamente o que não queríamos a um preço "azul de voar". Temos compromissos amanhã cedo, dentre exames médicos em jejum, e nossos planos foram afetados pela Azul linhas aéreas. Questões absurdas:

- um outro avião saiu para o Rio as 19:25h sem que fossemos acomodados tendo que aguardar o voo 5016 aterrisar.

- A tarifa que pagamos não condiz com o serviço prestado. - Vejo a mulher e filhos tolerando horas de espera sem termos opções de sairmos da situação. Nos sentimos enganados, indignados, cansados e exauridos pelo desgaste logístico e operacional da Azul linhas aéreas.

Como é a terceira vez não me contenho (a primeira tivemos o voo de retorno de Campos cancelado tendo que alugar um carro às pressas pra chegarmos a tempo de uma conexão em outra companhia; e outra em que tivemos o voo cancelado por falha operacional no avião que nos levaria ao Rio de Janeiro) é uma empresa que demonstra falta de competência para fazer sua operação!

Uma experiência péssima de voo!"

"Nos colocaram numa van que não tem capacidade para as malas"

"Sucessão de erros. Como se fosse a primeira vez que a Azul não consegue fazer sua conexão: - Malas que não cabem no mini-ônibus - Passageiros que terão de ir amontoados entre malas - Mini-ônibus que não cabem os passageiros"

"04:20h da manhã. A Azul extrapolou todos os limites."

"Depois de 16 horas de viagem chegamos ao nosso destino. Não, não é Doha no Catar, mas Campos dos Goytacazes, interior do Rio de Janeiro. De ônibus leito teríamos feito uma viagem melhor e mais curta direta de São Paulo pra Campos."

Confira aqui todos os posts da série "Azul: pague para voar, reze para decolar".

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    Christiano Abreu Barbosa

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