Venha me visitar...
bethlandim 02/09/2016 22:46

 

“Venha me visitar. Mas traga consigo a terra vermelha batida, a duna fervendo no meio da tarde, o vento, o vento. Traga os cascalhos de tempos felizes, lembranças de amores correspondidos ou não, a certeza daqueles dias... Venha me visitar. Traga a luz da manhã, o azul que emoldura as amendoeiras, os mistérios do mangue, o cheiro de areia preta. Traga as constelações da noites frescas, o embalo da rede e as conversas de varanda. Venha... e traga consigo... minha alma... que insiste em ficar lá... no vento... no vento...” Aline Aquino

Resultado de imagem para o tempo e a restinga

Conhecer o ecossistema de restinga de São João da Barra, destacando as ações de preservação ambiental realizadas na região e as relações do homem com este ecossistema são objetivos do livro “O Tempo e a Restinga”, que foi lançado online no último dia 30 no ISECENSA, fazendo parte da programação do I Seminário de Pesquisa e Desenvolvimento PROVIC (Programa Voluntário de Iniciação Científica) numa total demonstração de coletividade e consciência acadêmica, científica pela pesquisa e educação em nosso país. O livro, que tem o patrocínio do ISECENSA e da Prumo Logística, empresa que desenvolve e administra o Porto do Açu, foi coordenado pelos pesquisadores Maria das Graças Machado Freire e Vicente Mussi-Dias, professores do ISECENSA (Institutos Superiores de Ensino do CENSA), tendo também como autores o Eng. Florestal Daniel Ferreira do Nascimento e a especialista em fotografia Geisa Márcia Barcellos de Siqueira.

Resultado de imagem para o tempo e a restinga reserva caruara

 “O Tempo e a Restinga” é o primeiro livro que apresenta e descreve as espécies vegetais que ocorrem nas restingas de São João da Barra. O download gratuito encontra-se no site https://issuu.com/otempoearestinga . Ele destaca as ações realizadas na região e que frearam, de certa forma, o avanço populacional nestas áreas de restinga ressaltando o histórico da implantação da Reserva Particular de Patrimônio Natural (RPPN) Fazenda Caruara, criada e mantida pela Prumo no entorno do Porto do Açu. “O livro resgata importância passada e a atual da restinga para a região. É o primeiro que une o passado e o presente com propostas futuras, induzindo os leitores a conhecerem e preservarem este ecossistema. Ele foi construído com base em quatro pilares: o nostálgico, que mostra o passado local; o ambiental, através da proteção, preservação e recuperação da restinga; o científico, apoiado no estudo da biodiversidade; e a sensibilidade marcada pelas fotografias que mostram a restinga”.

Resultado de imagem para o tempo e a restinga reserva caruara

O livro é dividido em quatro capítulos: o primeiro, chamado de “O Canto do Vento”, relata a relação das pessoas com o ecossistema de restinga e com o trabalho desenvolvido na região de São João da Barra. No segundo capítulo, intitulado “Cartas à Restinga”, são apresentados depoimentos que induzem os leitores a imaginar o efeito nostálgico desse ambiente para algumas pessoas que viveram a restinga de outrora. O terceiro capítulo apresenta a importância da preservação ambiental com as experiências implantadas na região, com ênfase para a criação da RPPN Fazenda Caruara. O quarto e último capítulo “Cores e Aromas” apresenta e descreve 38 espécies vegetais da restinga de São João da Barra.

Resultado de imagem para o tempo e a restinga

 A criação da RPPN Fazenda Caruara com 40 km² de área, permite a preservação de um dos mais importantes remanescentes de restinga da região norte fluminense aliada à implantação do único viveiro florestal dedicado ao ecossistema de restinga, com capacidade produtiva de 500 mil mudas por ano. Atualmente, o viveiro produz e maneja mais de 70 espécies de restinga e, até agora, mais de 700 mil mudas já foram produzidas e plantadas para a recomposição vegetal na RPPN. Algumas destas espécies estão na lista de ameaçadas de extinção (MMA Portarias nº 443/14 e nº 444/14), como a pimenta da praia (Jacquinia armilaris), o ingá mirim (Inga maritima) e o pau ferro (Melanopsidium nigrum). Estas duas ações, além de permitirem a restauração florestal da RPPN, geram conhecimento, contribuindo para a descoberta de novas técnicas, que podem ser aplicadas nas restingas em todo o país.

Resultado de imagem para o tempo e a restinga

No lançamento também foi inaugurada a exposição fotográfica “Karuara” abordando a restinga de São João da Barra. No total são 20 fotografias, que ficarão no Café Literário do ISECENSA para visitação até o dia 9 de setembro.

Resultado de imagem para o tempo e a restinga

“Na verdade sobrevive em todos nós uma “restinga” feita, sobretudo de memórias da infância e da juventude, indelével réstea de areia, escoada entre a terra firme e o profundo mar azul.” Renato Aquino

Convido a todos a entrarem no site https://issuu.com/otempoearestinga e se permitirem uma viagem na minha querida restinga de Grussaí... Deixando o tempo e o vento refrescarem as nossas lembranças das férias sempre tão esperadas e com sabor de liberdade...

Resultado de imagem para o tempo e a restinga

Com afeto,

Beth Landim

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Elizabeth Landim

    [email protected]

    BLOGS - MAIS LIDAS