NOMES CURIOSOS...
bethlandim 05/05/2015 11:21

Os nomes das espécies dizem muito sobre elas...

Podem justificar alguma característica da planta ou revelar particularidades de seu comportamento. Descubra a seguir a história por trás de algumas espécies bastante conhecidas...

Gloriosa (Foto: Evelyn Müller/Editora Globo) 1. Gloriosa O nome-adjetivo combina perfeitamente com esta trepadeira da família do lírio. Suas flores, vermelhas e amarelas, são muito vistosas. Sofrem uma torção, ou seja, os estames ficam totalmente à vista sob as pétalas recurvadas. Aparecem na primavera e no verão.

Boca de leão (Foto: Evelyn Müller/Editora Globo)

 Boca-de-leão

Pressione as flores tubulares, com dois lábios desiguais, e entenderá por que esta herbácea da região Mediterrânea leva este nome. A boca-de-leão é produzida em diversas cores, na primavera e no inverno. Precisa de pleno sol para formar maciços em jardineiras ou bordaduras.

 Brinco de princesa (Foto: Evelyn Müller/Editora Globo)

 Brinco-de-princesa As flores pendentes justificam o nome popular desta herbácea cultivada a pleno sol em vasos e jardineiras. Saiba que a cor fúcsia surgiu após a designação científica do brinco-de-princesa.

 dama da noite (Foto: Evelyn Müller/Editora Globo)

 Dama-da-noite O perfume forte, exalado à noite, assim que as flores se abrem, é um atrativo a mais para a polinização, feita por mariposas. Não é à toa que esta trepadeira ganhou o título de dama-da-noite. Floresce várias vezes por ano e é cultivada em parques e jardins, cobrindo cercas.

flor da paixão (Foto: Evelyn Müller/Editora Globo)

 Flor-da-paixão

O nome popular da flor do maracujá foi dado por monges e está associado à paixão de Cristo. Isso porque a flor tem uma franja que remete à coroa de Jesus e cinco estames que simbolizam suas chagas. A trepadeira nativa do Brasil produz o maracujá doce.

 copo de leite (Foto: Evelyn Müller/Editora Globo)

 Copo-de-leite Da mesma família da jibóia e da costela-de-adão, esta herbácea africana tem uma excepcional flor de corte que lembra uma taça cheia de leite, daí copo-de-leite. Está associada a locais brejosos, muito úmidos, mas aceita cultivo a pleno sol e à meia-sombra.

 lança-de-são-jorge (Foto: Evelyn Müller/Editora Globo)

 Lança-de-são-jorge A herbácea leva o nome de um orixá porque é comumente usada nos cultos de umbanda. Suas folhas são cilíndricas, longas e pontiagudas, por isso são chamadas de lanças. Existe a crença popular de que essa espécie protege contra o mau-olhado.

Gota-de-orvalho (Foto: Evelyn Müller/Editora Globo)

8. Gota-de-orvalho Ao contrário de sua parente, a dama-da-noite, esta herbácea rasteira tem flores que se abrem com o amanhecer. Quando substitui a grama, formando um conjunto, suas flores brancas e pequenas parecem gotas de orvalho sobre o verde de suas folhas.

amansa-senhor (Foto: Evelyn Müller/Editora Globo)

9. Amansa-senhor Curioso, o nome popular desta árvore explica o uso de suas folhas como sedativo na medicina popular. O vermelho intenso de sua flor, formada entre os meses de maio e junho, a torna bastante ornamental. Ideal para a arborização de parques, praças e jardins.

comigo-ninguém-pode (Foto: Evelyn Müller/Editora Globo)

10. Comigo-ninguém-pode

A explicação é científica: com o auxílio de um microscópio, nota-se a presença de pequenos cristais dentro das células de suas folhas. Se ingeridos, instalam-se na traquéia e criam um edema que pode levar à morte.

maria-sem-vergonha (Foto: Evelyn Müller/Editora Globo)

11. Maria-sem-vergonha

Com saudades do Palácio de Viena, o imperador d. Pedro 1º trouxe sementes de Impatiens, que foram plantadas no Jardim Botânico. O que não se imaginava na época é que a espécie se adaptaria tão bem. Por “dar” em qualquer clima e local, ganhou o nome vulgar de maria-sem-vergonha.

agapanto (Foto: Evelyn Müller/Editora Globo)

12. Agapanto O nome científico desta herbácea africana, cultivada em jardineiras, canteiros ou bordaduras a pleno sol ou à meia-sombra, é Agapanthus africanus. Vem do grego ágape, que significa amor, e anthos, flor.

Primavera (Foto: Edu Castello/Editora Globo)

13. Primavera O arbusto brasileiro ganhou o mundo e compõe jardins por todos os lados. Suas flores nascem entre o outono e a primavera – vem daí o nome popular mais conhecido. No entanto, a parte mais chamativa da planta é formada pelas suas brácteas: folhas modificadas e coloridas que atraem polinizadores e dão proteção à flor minúscula.

dinheiro-em-penca (Foto: Evelyn Müller/Editora Globo)

14. Dinheiro-em-penca O nome sugestivo está relacionado ao crescimento rápido desta herbácea com folhas em forma de moeda. É freqüentemente usada em projetos de Feng Shui para atrair prosperidade. Utilizada como forração, à meia-sombra, forma volumosos canteiros e, em vasos, ganha aspecto pendente.

flor-batom (Foto: Evelyn Müller/Editora Globo)

15. Flor-batom O vermelho-carmim das flores explica o seu nome popular, mas há quem diga que o formato também é bem parecido com o de um batom. É cultivada em vasos e jardineiras como planta pendente ou como forração, à meia-sombra ou em locais livres de sol direto.

Tudo tem um  porquê...

Com afeto,

Beth Landim

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Elizabeth Landim

    [email protected]

    BLOGS - MAIS LIDAS