Algumas gotas de óleo...
bethlandim 09/08/2014 12:15

Hoje inicio este artigo parabenizando meu pai pelo início do seu terceiro mandato na ACIC – Associação Comercial e Industrial de Campos, cuja posse será no dia 11 deste mês. Desenvolveu nas suas gestões anteriores um belíssimo trabalho à frente desta Instituição centenária na luta pelo desenvolvimento e defesa de nossa Campos. Além do excelente trabalho, evidencio sua retidão e honestidade, algo tão raro nos dias de hoje, e que não deveria ser predicado e sim obrigação. Foi assim que aprendi. Porém, seu espírito público e coletivo realçados por sua sinceridade e vontade em colaborar nos enfrentamentos empresariais que vivemos, fizeram com unidade, o sucesso de sua gestão. Aproveito para parabenizar José Luiz Escocard, presidente atual, pela gestão de êxito e pelo dia dos pais. Parabéns pai, você é sempre um exemplo para nós, seus filhos!

Um homem que teve suas origens vivendo e trabalhando grande parte de sua juventude nas fazendas de seu pai, e trouxe consigo a pureza da vida do interior, a firmeza e a dureza da vida rural, sem abrir mão de sonhar com novos horizontes e com o desenvolvimento da cidade grande! Um homem de fé!

E pensando nesta data, que comemora o Dia dos Pais, penso também, no exemplo de Julião, meu marido. Julião carrega seu Edwiges, seu pai em seu coração diariamente... e transmite com maestria, este amor para suas filhas, ensinando-as a amar e conhecer, o que não tiveram oportunidade de vivenciar...

Isto é amor! Pois nossos pais não morrem nunca... apenas trocam de plano. E é esta proteção, essa firmeza, o caráter e os valores transmitidos de pai para filho, através deste amor incondicional, que me faz te admirar ainda mais, como pai e filho, Julião. Sua sinceridade, retidão, disponibilidade de ajudar sempre aos outros, não importando a quem e a hora, me fazem ter orgulho do homem e do pai que você é.

Meu pai, meus avós, meu marido, nunca tiveram vergonha de abraçar e beijar seus filhos. Pelo contrário, seu carinho genuíno nos aproxima sempre... mesmo quando pensamos completamente diferente, e por pensar e respeitar um ao outro, é que cada vez mais nos admiramos.

Para isso, deixo uma pequena reflexão, do que pode ser esta linda relação de pai, filhos, e gotas de óleo...

“Num quarto modesto, um triste doente em grave situação pedia silêncio. Mas a velha porta rangia nas dobradiças cada vez que alguém a abria ou fechava. O momento solicitava quietude, mas não era oportuno para a reparação adequada. Com a passagem do médico, a porta rangia nas idas e vindas do enfermeiro, no trânsito dos familiares e amigos, eis a porta a chiar, estridente. Aquela circunstância trazia ao enfermo e a todos que lhe prestavam assistência e carinho, verdadeira guerra de nervos. Contudo, depois de várias horas de incomodo, chegou um vizinho e colocou algumas gotas de óleo lubrificante na antiga engrenagem e a porta silenciou tranqüila e obediente. Quantos "ranger de portas" temos em nossas vidas? Quantos barulhos nos relacionamentos... entretanto na maioria dos casos nós podemos apresentar a cooperação definitiva para a extinção desses rangeres... Basta que lembremos do recurso infalível de algumas gotas de compreensão e a situação muda. Gotas de perdão acabam de imediato com o chiado das discussões mais calorosas. Gotas de paciência, no momento oportuno, podem evitar grandes dissabores. Poucas gotas de carinho penetram as barreiras mais sólidas e produzem efeitos duradouros e salutares. Algumas gotas de solidariedade e fraternidade podem conter uma guerra de muitos anos. É com algumas gotas de amor que nossos pais abrem as portas mais emperradas dos nossos corações. São as gotas de puro afeto que penetram e dulcificam as almas ressecadas pela tristeza, transformando em alegria na relação de amizade que temos com nossos pais. Às vezes, são necessárias apenas algumas gotas de silêncio para conter o ruído desagradável de uma discussão infeliz. E se você é daqueles que pensa que os pequenos gestos nada significam, lembre-se de que as grandes montanhas são constituídas de pequenos grãos de areia.”

Como nos diz Mário Quintana de forma tão doce: “Pai... São três letras apenas as desse nome bendito: também o céu tem três letras, e nele cabe o amor infinito. Para louvar o nosso pai, todo bem que se disser, nunca há de ser tão grande, como o bem que ele nos quer. Palavra tão pequenina, bem sabem os lábios meus, que és do tamanho do céu e apenas menor que Deus.”

Pai, tenha certeza de que suas gotas de óleo me fizeram uma pessoa mais flexível, mais livre, que acredita sempre no amor de pai. Suas gotas te rejuvenescem e me enriquecem ao mesmo tempo.

Aproveito o espaço para parabenizar todos os pais Amaros, Marons, Kikos, Aloísios, Everaldos, Fredericos, Rafaels, ... que comemoram neste domingo esta data tão especial, o Dia dos Pais, desejando a todos muitas felicidades e um domingo em família pleno de aconchego e alegrias.

Que sejamos sempre, essa gota de óleo, a inundar o coração de nossos pais, transformando sua vida em bálsamo...

Com afeto,

Beth Landim

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Elizabeth Landim

    [email protected]

    BLOGS - MAIS LIDAS