Um olhar através...
bethlandim 28/06/2014 17:38

Tudo depende de como olhamos...

O aprendizado depende muito do aprendente... A diversidade cultural que a copa tem proporcionado é um exemplo claro disso. Ver os japoneses com sacos plásticos limpando o estádio de futebol após o jogo, foi singular... Cultura, educação, simplicidade, que se resume num só olhar – o coletivo. Tudo que fazemos reflete no outro, e desta forma, nossas ações, até e principalmente nosso lixo, o externo e o interno, deve ser por nós reciclado. Outro exemplo emblemático foi a chegada da princesa Takamado, do Japão, no Rio Grande do Norte para acompanhar o jogo entre a seleção nipônica e a Grécia. Ela veio em avião de carreira, tomou um táxi no aeroporto e foi normalmente para o estádio. Ao contrário do Vice Presidente dos EUA, Joe Biden, que veio em avião fretado e com seis mil policiais do FBI para fazer sua segurança.

Se olharmos para as atitudes dos atletas, nos deparamos com a mordida do jogador Suarez do Uruguai, totalmente fora de propósito, inaceitável! Cotoveladas, entradas maldosas nas pernas dos jogadores, empurrões, brigas com adversários, cabeçadas etc..., porém, também vemos abraços entre os adversários, troca de camisas, atitudes de extrema inteligência e equilíbrio emocional, como a de Daniel Alves, que comeu a banana jogada para ele numa atitude de racismo. Daniel não devolveu com raiva, não devolveu na mesma moeda, melhor ainda, não se fez de vítima. Respondeu com inteligência ao condenável racismo... Fez do limão uma limonada saborosíssima. Em tudo e por tudo, temos que ver o lado bom da vida, fazer do limão uma limonada... Pensar, fazer, atrair a energia positiva, agindo com equilíbrio em nossas emoções.

A forma como olhamos e aprendemos faz toda a diferença em nossa vida. Atitudes negativas, desequilibradas, cheia de agressividade, raiva, inveja, vitimização, só fazem mal a quem sente. Se libertar desses sentimentos faz bem não só ao fígado, mas principalmente a alma e nos faz pessoas melhores, libertas internamente... Melhora os relacionamentos e a convivência, nos faz produzir bons frutos e bons exemplos. E é disso, de bons exemplos, que a nossa sociedade precisa. Aprender com que o outro faz, e não apenas com o discurso vazio, que fala uma coisa e faz outra.

Tão bom se pudéssemos aprender com os japoneses, que não só nos estádios, como nas ruas do Japão, se preocupam com a limpeza, com o cuidar do outro, com a educação do seu povo, porque só ela, a educação, trará consciência e liberdade para a nação. Se olharmos através dos turistas que vem torcer pelo seu país, em uma atitude de paz, de conhecer outras pessoas, de amizades alegres neste momento, contrapondo a isso, vemos quantos já foram presos por furto, brigas, invasão, bebedeira, venda de ingressos falsos...

Ter consciência é saber ouvir a voz de nossas atitudes em coerência com nosso pensar. Quem tem consciência de seus atos possui tranqüilidade, pois pensamento e agir se coadunam. Assim como na Copa do Mundo é a nossa vida... vários olhares e reflexões sobre vários olhares e reflexões, em diferentes ângulos. Complexa, interligada, como uma teia de neurônios... Uma atitude alimenta a outra, um gesto gera outro, um olhar com vários olhares e reflexões.

Olhar a vida através é ter uma olhar profundo, que atravessa os exemplos, e nos traz um pensar, uma reflexão, um novo olhar, um aprendizado... Que não fiquemos no olhar superficial, inconsistente, que nos traz desculpas esfarrapadas ou julgamentos precipitados... Que saibamos olhar através... Olhando primeiro para a nossa miséria interior e ao devolvermos nosso olhar pro mundo que tenhamos luz para irradiar ao nosso redor...

Pelo olhar da ciência social, podemos fazer as conexões entre esporte e comportamento social através dos vários exemplos acima, nos revelando os códigos sociais da contemporaneidade. Essa leitura de comportamento nos evidencia a educação e a cultura de cada povo, seu nível de equilíbrio emocional e respeito ao próximo, os sonhos de juventude, as paixões afloradas, e o real significado e significante para cada ator deste evento, seja ele jogador ou torcedor e envolve uma análise do modus vivendi de cada país!

Através destas metáforas podemos enxergar cada país, nos permitindo conhecer e analisar a diversidade cultural... Que saibamos, então, ficar com os melhores exemplos... Melhor ainda se pudéssemos ser um ótimo exemplo!

Com afeto,

Beth Landim

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Elizabeth Landim

    [email protected]

    BLOGS - MAIS LIDAS