Hino Nacional em uma ordem direta...
bethlandim 24/06/2014 21:34

E aproveitando o clima de Copa do Mundo e dos hinos cantados a plenos pulmões nos estádios, trago para vocês  uma versão do hino, que traz uma reflexão mais clara sobre sua letra.  Arthur Falcão e  Celina Aguiar, professora de português, amante da literatura e da boa escrita, resolveram tentar esclarecer um pouco mais do nosso hino por aí...Sabe-se que nosso hino, apesar de um dos mais bonitos do mundo, tem uma linguagem rebuscada e de difícil compreensão devido a época em que foi escrito. Como nos fala Celina : "Se é complicada a compreensão, é devido ao tempo que foi escrito e que a nossa gramática e colocação da linguagem não eram muito fáceis de serem entendidas, embora corretamente escritas."

A gente aprende a cantar o hino desde pequeno, nas escolas, e torna-se algo automático, decorado. O hino é lindo, mas alguém consegue parar e explicar que mensagem ele traz? Que história ele conta?

Arthur e Celina decidiram então colocar as frases do hino em uma ordem direta, que pudesse ser compreendida mais facilmente. E não é que ficou interessante!!

"Às margens plácidas do Ipiranga, ouviram o brado retumbante de um povo heroico; e nesse instante, em raios fúlgidos, o sol da liberdade brilhou no céu da pátria. Se conseguimos conquistar com braço forte o penhor dessa igualdade em teu seio , ó liberdade, o nosso peito desafia a própria morte!

Ó, Pátria amada, idolatrada, salve! salve!

Brasil, se em teu formoso céu, risonho e límpido a imagem do cruzeiro resplandece, desce à terra um sonho intenso, um raio vívido de amor e de esperança. Gigante pela própria natureza, és belo, és forte, impávido colosso e o teu futuro espelha essa grandeza, terra adorada. Entre mil outras és tu, Brasil, ó Pátria amada! És mãe gentil dos filhos deste solo, Pátria amada Brasil!

Ó Brasil, florão da América, deitado eternamente em berço esplêndido, iluminado ao sol do novo mundo, fulguras ao som do mar e à luz do céu profundo. Teus risonhos, lindos campos têm mais flores do que a terra mais garrida; "nossos bosques têm mais vida, "nossa vida", no teu seio, "mais amores".

Ó Pátria amada, idolatrada, salve! salve!

Brasil, o lábaro estrelado que ostentas seja símbolo de amor eterno e diga o verde-louro desta flâmula - Paz no futuro e glória no passado. Mas, se ergues da justiça a clava forte, verás que um filho teu não foge à luta (e) quem te adora nem teme a própria morte, Terra adorada. Entre mil outras és tu, Brasil, ó Pátria amada!

És mãe gentil dos filhos deste solo, Pátria amada Brasil!"

Que possamos despertar este Brasil...

Consciente e reflexivo... Não fugindo da luta!!

Que venha o Chile... Que venham as eleições...

Que venha a consciência do povo Brasileiro!!

Com afeto,

Beth Landim

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Elizabeth Landim

    [email protected]

    BLOGS - MAIS LIDAS