Pliometria rumo a Berlim
Marcos Almeida 26/09/2013 14:29

Nestas 4 últimas semanas, nos treinos deste maratonista focado - que vai rumo a Berlim Marathon, domingo 29 de setembro - coloquei na sua rotina física treinos de potência buscando melhoras na sua economia de corrida, através do eficiente, quando bem executado, trabalho pliométrico.

O termo pliometria refere–se a exercícios específicos que envolvam o ciclo alongamento–encurtamento (CAE), onde um rápido alongamento da musculatura seguido de uma rápida ação concêntrica. Durante o CAE é acumulada energia–elástica na musculatura utilizada durante a fase concêntrica do movimento, podendo proporcionar ganhos reais no esporte praticado.

Bem, este não é o treino principal, longe disto, mas pode ser um grande instrumento paralelo visando a tão valorizada economia de corrida (artigo bacana aqui! para entender melhor), e que pode ser de fato definido como um treino funcional.

Vários detalhes são relevantes na execução destes exercícios, sendo o momento da impulsão, após a saída do solo ou banco, o que considero como sendo a fase mais importante desta metodologia de treino.

No mais, boa sorte ao cara que vai em busca de mais uma maratona sub 4 nesta sua 5ª prova de 42km 195ms. Estamos na torcida!

Msc. Marcos Almeida

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Marcos Almeida

    [email protected]

    Marcos Almeida é assessor esportivo, especialista em Ciência da Musculação e mestre em Ciência da Motricidade Humana.

    BLOGS - MAIS LIDAS