Tênis minimalistas x Lesões na corrida
Marcos Almeida 02/08/2013 05:26

Os tênis minimalistas – aqueles de sola baixa, que tentam aproximar os corredores da sensação de correr com o pé descalço – ganham cada vez mais defensores. Um novo estudo da Universidade U.S. Army-Baylor, dos Estados Unidos, encontrou uma taxa impressionante de apenas 13,7% de lesões em corredores que usam tênis minimalistas ou correm com os pés descalços.

Em contraste, corredores que usam os tênis tradicionais, de sola mais alta, apresentaram uma taxa de 46,7% de lesões, 3,41 vezes mais que o outro grupo.

O estudo usou um questionário para obter as informações de 900 corredores, metade homens e metade mulheres. Esse método é considerado menos rigoroso e confiável do que aqueles em que os dados são obtidos pelo acompanhamento e observação dos corredores. Ainda assim, a pesquisa chega a uma conclusão similar a um estudo da Universidade de Harvard, publicado anteriormente este ano. Ela aponta duas vezes mais lesões em corredores que iniciam a pisada com o calcanhar do que naqueles que tocam o solo com a parte da frente do pé (característica favorecida pelos tênis minimalistas).

Fonte: aqui!, via a colaboração do Francisco Jose Ivo.

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Marcos Almeida

    [email protected]

    Marcos Almeida é assessor esportivo, especialista em Ciência da Musculação e mestre em Ciência da Motricidade Humana.

    BLOGS - MAIS LIDAS