A ciência que varre o lixo...
bethlandim 23/08/2013 22:16

Nesta última quinta-feira, depois da chuva torrencial que tivemos esta semana, o sol abriu e nos acolheu em seus braços nos ofertando uma tarde ensolarada e colorida num lindo entardecer de inverno. Mais tarde, a lua cheia a nos iluminar, nos reportou aos versos de Fernando Pessoa... Põe quanto é no mínimo que fazes... Para ser grande, sê inteiro: nada teu exagera ou exclui. Sê todo em cada coisa. Põe quanto és no mínimo que fazes. Assim em cada lago a lua toda brilha, porque alta vive.”

E sob esse luar fomos inundados por uma emoção indescritível. Misto de dever cumprido, amor ao próximo, bem querer, de conseguir dar mais um passo... Falo do Projeto Universidade Bairro da Comunidade Tamarindo, desenvolvido pelo ISECENSA nesta Comunidade há quatro anos e que nesta data inaugurou a Fábrica Escola de Vassouras Ecológicas. Projeto aprovado pela FAPERJ (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro), que foi inaugurada, em sua sede própria, na Vila Tamarindo. Um projeto de grande sustentabilidade que através da reciclagem do plástico (PET) transforma o lixo em vassouras ecológicas (atualmente um grande problema ambiental nas cidades).

E tão bom seria se pudéssemos varrer os vários lixos que produzimos... Sim, porque temos nosso lixo pessoal, que tantas e tantas vezes demoramos para varrer e arejar. São tantas as formas de lixo produzidas, que se cada um fizesse uma pequena parcela, com sinceridade, sem maquiagem, com o coração puro, com toda certeza teríamos um mundo melhor!

A ciência, mais uma vez, feita para a humanização da sociedade, veio para nos demonstrar que a educação é um bem sagrado! Que a educação revoluciona, liberta, humaniza, transborda bondade e também varre o lixo... Além da demonstração de que o trabalho dignifica o homem, que a educação é libertadora, este projeto sócio acadêmico, demonstra claramente o objetivo principal da academia: a pesquisa e a ciência alcançando e transformando o ser humano. Além da geração de renda para as mulheres da Vila que irão trabalhar como empreendedoras individuais, a Fábrica Escola de Vassouras Ecológicas é um laboratório a céu aberto para os alunos dos cursos de Engenharia de Produção, Engenharia Mecânica e o curso de Administração. A Empresa Júnior do ISECENSA vai gerenciar a qualidade do produto, o marketing, o escoamento das vendas e a produtividade da fábrica, em uma demonstração clara de unidade entre teoria e prática. Este projeto reúne sustentabilidade através da geração de renda e responsabilidade social e ambiental. Sentimos-nos plenos da energia da consciência solidária e do unir forças por um mundo melhor! Assim como eu, que não contive as lágrimas, professores, alunos, moradores, todas as irmãs salesianas se emocionaram. A inauguração contou com a presença da Madre Geral das Irmãs Salesianas Filhas de Maria Auxiliadora, Madre Yvonne Reungoat, que mesmo sendo francesa, nos falou claramente para a Comunidade Acadêmica e para a Comunidade da Vila Tamarindo que a abertura daquele espaço era possível pela linguagem universal que é a linguagem do amor. Desta forma Comunidade Tamarindo e Comunidade Acadêmica do ISECENSA falam uma só linguagem em prol de um mundo melhor e mais humano.

Como disse nossa Diretora Geral Ir. Suraya Chaloub: “Hoje a Comunidade do Auxiliadora - ISECENSA e a Comunidade Tamarindo são uma só Comunidade. Atribuímos mais esta conquista a soma dos esforços de todos nós engajados no Projeto Universidade Bairro: ISECENSA, Comunidade, irmãs, professores e alunos.”

Mais do que abrir os portões da nossa fábrica, abrimos o nosso coração, para juntos escrevermos uma nova história nesta Vila. Uma história carregada de carinho, alegria, bondade, educação e competência de todos os profissionais e alunos que ali trabalham, já há quatro anos, neste projeto.

É indescritível a emoção de estarmos ajudando a construir e escrever a história junto com os moradores da Vila Tamarindo, para que sejamos um país digno, autônomo, responsável, onde o trabalho é valorizado e produz frutos de independência social, onde cada conquista tem o suor de cada profissional e morador desta Vila! Que venham mais Vilas Tamarindo!!! Que nossos corações estejam sempre abertos para o trabalho responsável, mas acima de tudo, que possamos enxergar todo o trabalho realizado sempre com “os olhos da alma”! Finalizo deixando para vocês, meus leitores, a mensagem que Francine, representante da Associação de Moradores nos deixou: “Hoje tentei descobrir do que o abraço é capaz. Quando bem apertado, ele ampara a tristeza e diminui o medo... Se for cheio de ternura, ele guarda segredos e jura cumplicidade... Um abraço de verdade divide lágrimas e fica feliz em comemorar qualquer coisa... Abraços são pequenas orações de fé e força! A todos vocês do ISECENSA um abraço carinhoso de toda a Comunidade Tamarindo!”

Ficamos, então, com a ciência que varre o lixo...

Com afeto,

Beth Landim

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Elizabeth Landim

    [email protected]

    BLOGS - MAIS LIDAS