Suavidade, delicadeza e simplicidade...
bethlandim 03/08/2013 17:12

Como a fumaça branca que saiu da chaminé da Capela Sistina no dia 13 de março de 2013 anunciando o nosso novo Papa Francisco, o cardeal Jorge Mario Bergoglio, nos trazendo suavidade e esperança, assim também foi a sua chegada as nossas terras brasileiras. Um homem de Deus que nos deixou marcas indeléveis que o tempo jamais irá apagar, ao contrário, marcas que serão cada vez mais solidificadas pela forma como foram vivenciadas por todos nós brasileiros e povos de todos os continentes ao redor do mundo, unidos em uma só vibração de amor e fé. Fomos verdadeiramente agraciados com a sua estadia entre nós, Papa Francisco!!! Todos nós brasileiros nos incluimos neste bordão que tanto lhe foi ofertado em sua caminhada pelas ruas, nas celebrações, em seu trajeto, em seu palco maior que foi a praia de Copacabana: “Nós somos a juventude do Papa!!!”. Todos nós nos tornamos jovens e recebemos com amor e gratidão a sua energia, o seu amor, os seus exemplos de fé tão viva e aprendemos com a sua  sabedoria envolvida em plenitude pelos seus incontáveis exemplos de humildade. Sua chegada pedindo licença a todo povo brasileiro foi a verdadeira demonstração de humildade e de um pastor que se mistura ao seu rebanho: "Para ter acesso ao povo brasileiro é preciso ingressar pelo portal de seu imenso coração. Por isso, permito-me que nesta hora eu possa bater delicadamente a esta porta. Peço licença para entrar e transcorrer esta semana com vocês, não trago ouro nem prata, trago Jesus em meu coração”.

Francisco é um papa que vai ao encontro do povo, no meio da multidão se sente em casa e sorri o sorriso dos que encontram a verdadeira paz. Mantém o mesmo testemunho de humildade que marcou a sua trajetória na Argentina. Nem a chuva, nem o sol, foram capazes de afastá-lo do povo, em meio a milhares de guarda-chuvas seguia abençoando e cumprimentando a todos com a sua alegria inigualável sem se incomodar com a chuva que caia sobre ele... Francisco nos deu o testemunho a todo o tempo, do que é estender a mão ao outro, estendendo a mão e parando a todo o momento para beijar, cumprimentar, tocar a todos que pelo caminho o esperavam, abençoando em especial a todos os pequeninos.

A inspiração do seu nome – Francisco – nunca combinou tanto com uma pessoa quanto a de Jorge Mario Bergoglio. O pastor que se mistura a multidão e emana fé, caridade e esperança, tal qual o Santo de Assis que revolucionou a igreja pela sua opção radical pela pobreza. E isto o papa faz sem nenhum esforço, pois vem de dentro, vem da forma como viveu a sua vida inteira. São Francisco mais do que um belo nome e uma justa homenagem, foi um testemunho de fé, o compromisso com uma missão e é uma constante inspiração para Jorge Mario.

“Um pouco de misericórdia torna o mundo menos frio e mais justo”, foi este afeto que ele nos trouxe. Esse calor humano de desmistificar uma figura tão acessível hoje ao povo e a todos nós como ele vem fazendo. O Papa Francisco é extremamente afetuoso, disponível, acolhedor e acima de tudo, sabe o que é compaixão, pois se sensibiliza com a dor do outro. Traz consigo uma compaixão que revoluciona, que age, que não é estática no sentir, mas que traz no seu exemplo, no seu agir e nas suas diretrizes o próprio testemunho do encontro com Jesus, como ele mesmo nos falou: “Nunca esqueçamos que o verdadeiro poder é o serviço”.

A devoção a Nossa Senhora, traço marcante do novo papa, é parte da fé do povo brasileiro. Devoto de Santa Terezinha, Francisco se emocionou e nos emocionou em sua visita ao Santuário de Aparecida. E mais uma vez a simplicidade esteve presente como num encontro confluente das águas, pois a pequena imagem terracota foi encontrada por três pescadores, no Rio Paraíba do Sul, na cidade de Guaratinguetá...

Então mais uma vez unimos o Santo de Assis, o Papa Francisco, os três pescadores que nos trouxeram Nossa Senhora Aparecida e voltamos sempre ao mesmo ponto de origem: a simplicidade. Em sua visita ao nosso solo brasileiro, Francisco nos mostrou o verdadeiro sentido de peregrinar... Deixar tudo que nos pesa, tudo que é demais, para ir ao encontro de Jesus, buscar com total liberdade a felicidade. E isso ele nos falou a todo tempo. Não tenham medo de buscar a felicidade, não tenham medo de ser felizes... Outro grande exemplo é de saber ouvir, saber ouvir a voz do novo, a voz dos jovens, saber ouvir a sabedoria dos mais idosos, e acima de tudo, nunca julgar.

Quando em sua entrevista, Ilze Scamparini lhe perguntou o que acha dos gays, ele respondeu: “Se uma pessoa é gay e procura Jesus, e tem boa vontade, quem sou eu para julgá-la?” Maior exemplo do que este não há. Que tenhamos olhos e ouvidos para guardar tudo isso que vivemos esta semana em nossos corações, mas em um coração novo, revigorado, cheio de fé e esperança a serviço de ir sempre ao encontro do outro. Desta forma estaremos sempre em contato com Francisco, conversando com ele através das nossas atitudes e orações, nos encontrando com ele, em Jesus. Sua visita não se encerrou com a sua volta a Roma, pois sua presença permanece entre nós e será motivo sempre de comprometidas reflexões e ações diárias de nossa parte. Abençoado Papa Francisco, como ele sempre nos pede, rezemos por ele, pois com certeza estaremos sempre em suas orações...

Abençoado Papa Francisco, como ele sempre nos pede, rezemos por ele, pois com certeza estaremos sempre em suas orações...

Com afeto,

Beth Landim

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Elizabeth Landim

    [email protected]

    BLOGS - MAIS LIDAS