1ª Fera Night Run (Por Rodrigo Ferreira)
Marcos Almeida 16/06/2013 17:01

Há dois anos atrás, aproximadamente, resolvi deixar o futebol de lado (uma pena pro futebol, rsrs) e comecei no esporte mais democrático de todos, a corrida de rua. Depois de vários treinos, diversos objetivos traçados, uns atingidos outros ainda não.

E nesse ritmo de metas, desafios e superações que venho falar um pouco do evento de ontem, a primeira corrida noturna da região. Como se não bastasse o obstáculo em ser noturna, ainda encontramos dificuldades naturais, como solo irregular e fofo da areia, vento forte na beira da praia e chuva, muita chuva... e com ela o frio!!!

Ja participei de algumas corridas de rua, mas nada comparado com a de ontem. De certo que os organizadores enfrentaram alguma dificuldade na execução, mas nada, absolutamente nada que atrapalhasse o evento! A queda de energia, atrapalhou o som, mas mesmo assim a motivação e ansiedade eram nítidas nos olhos de todos os corredores, o atraso também não atrapalhou e a galera batia palma e pedia o início da prova com um entusiasmo fantástico!!!

Quando foi dada a largada, planejei correr os 4kms iniciais num ritmo médio, até para sentir como seria na areia. Quando enfrentei aquele solo maldito, fofo e irregular, percebi que ali estava meu ponto fraco, mantive a passada e estiquei ao máximo quando retornei ao solo...

Confesso que passou pela minha cabeça desistir nos 4kms quando pensava em encarar mais dois 2kms de areia, mas quando me aproximei da linha de chegada, lembrei de todo o treinamento e da meia maratona no RJ, que é o meu objetivo principal, então cruzei a primeira volta e prossegui para concluir o percurso. Aumentei a velocidade no solo, mas o tênis ja pesava mais em função da água da chuva e da areia que entrara nele, eis mais um obstáculo.

Mais uma vez, lá estava eu na areia de novo e dessa vez, com uma chuva intensa e um vento frio, as chamas das tochas já não iluminavam mais o trajeto, tinha que seguir o percurso atento com a marcação e com o solo para não pisar num eventual buraco de areia, foi sofrido, mas enfim cheguei no asfalto...

Quando olhava pra frente via corredores se arrastando para concluir a prova e a chegada estava ainda uns 200 metros a frente. Esses 200 metros foram os mais emocionantes que eu percorri ao longo desses dois anos de corrida, quando um amigo que já tinha concluido a prova retornou para me incentivar. Demos um sprint final que, acredito eu, tenha chegado a 15 ou 17km/h, conseguindo ultrapassar mais uns quatro adversários a frente!!

Sem dúvida nenhuma, esse é o melhor esporte individual que ao se praticar coletivamente se torna muito mais agradável e gostoso!!! Obrigado aos amigos corredores que me proporcionaram momentos de superação, de quebra de limites pessoais e, principalmente, me proporcionaram um sábado a noite de esporte, lazer e prazer!!!

Rodrigo Ferreira

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Marcos Almeida

    [email protected]

    Marcos Almeida é assessor esportivo, especialista em Ciência da Musculação e mestre em Ciência da Motricidade Humana.

    BLOGS - MAIS LIDAS