Posicionamento da ACSM (Por Douglas Rocha)
Marcos Almeida 17/04/2013 06:02

Nos dias atuais, muito se discute sobre treinamento levando-se em consideração dois aspectos: o mais eficiente e o que proporciona maior benefício.

Alguns conceitos pertinentes no âmbito da educação física são o tipo  de exercício, sua intensidade e duração para manter ou para melhorar a aptidão fisica.

Muitos defendem o treinamento contra resistência (musculação), já outros defendem o treinamento aeróbio, o que causa uma discussão entre acadêmicos e pesquisadores.

Sabendo disso, e com o intuito de ajudar e direcionar os profissionais de saúde, tanto nas modalidades esportivas para fins estéticos, na prevenção de lesões e doenças, o Colégio Americano de Medicina Esportiva (ACSM), líder mundial em medicina esportiva com mais de 45.000 membros certificados em mais de 90 países ao redor do globo, se posicionou sobre o treinamento aeróbio e o contra resistido.

Posicionamento da ACSM:

Teinamento aeróbio: Intensidade de treinamento de 60 a 90% da freqüência cardíaca máxima (FCmáx), ou 50 a 85% do consumo máximo de oxigênio (VO2máx) ou da reserva de Fcmáx.

Treinamento contra resistência: O treinamento de força de intensidade moderada, suficiente para desenvolver e manter a massa corporal magra (MCM). Deve fazer parte de um programa de aptidão física de um adulto. Uma série de 8 a 12 repetições, de oito a dez exercícios que condicionem os principais grupos musculares pelo menos duas vezes por semana, são o mínimo recomendado.

FONTE (ACSM).

Com esta matéria espero ter ajudado na diminuição das dúvidas dos meus amigos estudantes, professores/treinadores personalizados e leitores do blog Ser Motriz.

Quero agradecer ao mestre Marcos Almeida por abrir esse espaço para os profissionais de educação física de nossa região.

Grande abraço.

Professor Douglas Rocha  

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Marcos Almeida

    [email protected]

    Marcos Almeida é assessor esportivo, especialista em Ciência da Musculação e mestre em Ciência da Motricidade Humana.

    BLOGS - MAIS LIDAS