Ótima notícia!
Marcos Almeida 12/12/2012 14:00

O periódico “Plos Medicine”, num estudo com cerca de 650 mil pessoas dos mais variados países, sinalizou que 75 minutos semanais de caminhada são o suficiente para aumentar a expectativa de vida após os 40 anos. A (OMS) Organização Mundial de Saúde recomenda 150 minutos semanais de atividade moderada, o que equivale a uma caminhada ou corrida numa passada mais forte e rápida. Esta pesquisa - coordenado por institutos da Europa e Estados Unidos (entre eles, a Escola de Medicina de Harvard) - indica para um tempo que é a metade, significando um ganho de 1,8 ano na expectativa de vida, se comparado ao indivíduo inativo. Já com o protocolo da OMS, pode-se ganhar até 4,5 anos.

O estudo também mostra em quais casos é possível perder alguns anos na expectativa de vida. Por exemplo, um magro, porém inativo, pode perder quase cinco anos. Se ele ainda tiver sobrepeso, com índice de massa corpórea (IMC) acima de 35 kg/m², a perda é de 7,2 anos. Por outro lado, se ele compensar com atividade física, a expectativa de vida á mantida, sem perdas, indicando que vale mais um cidadão acima do peso e ativo que dentro do peso, porém, sedentário. Pelo estudo, os mais beneficiados, são os que realizam por volta de 300 minutos por semana, também com resultados bem positivos e duradouros para os que seguem a recomendação da OMS, os tais 150 minutos por semana.

Fica claro que , em 1? lugar, não basta ser magro e em 2?, tem que movimentar o esqueleto sabendo que, quanto mais tempo em atividade parece ser muito mais positivo. Se faz os ditos 75 minutos por semana já quebra a barreira do sedentarismo e com bons frutos colhidos. Daí, bons treinos e muita saúde na sua vida.

Fonte, aqui! e aqui!

 

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Marcos Almeida

    [email protected]

    Marcos Almeida é assessor esportivo, especialista em Ciência da Musculação e mestre em Ciência da Motricidade Humana.

    BLOGS - MAIS LIDAS