Bicampeonato do Tri legal, Bruno do Val
Marcos Almeida 06/12/2012 19:26

Tritleta de Campos-RJ e atleta da Federação de Triathlon do Estado do Rio de Janeiro, Bruno do Val (CE+3/UFF Esporte/ Snug Sports/Nova Estação) sagrou-se campeão da Copa Brasil de Sprint Triathlon na sua faixa etária 30-34 anos. Esta conquista poder ser considerada um bicampeonato, já que em 2011, Bruno venceu na faixa 25-29.

As provas da Copa Brasil de Sprint Triathlon são organizadas por algumas federações e supervisionadas pela CBTri é representa o Campeonato Brasileiro da distância Sprint. Bruno fez quatro das seis etapas: em Garopaba-SC, foi 2º na categoria e 4º na geral; em Manaus-AM, foi 4º colocado; em Cuiabá-MT, 1º lugar; e em Salvador-BA, 2º na faixa e 3º na geral.

Com a popularização das distâncias mais longas e o charme representado pela superação de completar um Ironman, a distância Sprint, também conhecida como short é vista com um pouco de preconceito por diversos atletas e até por alguns organizadores dos eventos. Entretanto, a Intenational Triathlon Union (ITU),  responsável pelo circuito mundial e pela corrida olímpica, deu uma passo importante ao incluir a distancia Sprint no World Triathlon Series de 2012, circuito de maior prestígio mundial,  em duas etapas muito tradicionais, Hamburgo e Estocolmo. Há alguns anos a Federação de Triathlon do Estado do Rio de Janeiro, tem em seu calendário provas de short triathlon que valem pelo Campeonato Estadual. Com as distância 750 de natação – 20km de ciclismo e 5km de corrida, prova não deixa de ser uma porta de entrada para os iniciantes no triathlon e serve, também, de base para a participação em provas mais longas.

“As provas de longa distância são incríveis e, quando não é a atração, é um destino de praticamente a totalidade dos praticantes do triathlon. Mas ainda tenho uma relação de amor com a distância Sprint, uma prova onde erros são mais difíceis de serem contornados. Uma largada atrasada, uma ‘bóia mal feita’ e lá se foi o pelotão. Devido à curta distância, dificilmente você terá a possibilidade de fazer uma prova de recuperação e é neste ponto que reside o seu charme. Para aqueles que almejam ter uma boa colocação no geral a prova é tensa do início ao fim” explica o triatleta Campista.

O atleta conta que em 2012 100% do seu foco para a distância Short – ou Sprint -, à exceção do Tristar, que teve distâncias diferenciadas com 500m de natação – 50km de ciclismo e 5km de corrida.

“Buscamos com isso, meu treinador Carlos Eugênio (www.carloseugenio.com.br) e eu, adquirir mais velocidade para somente depois aumentar as distâncias. Cumprimos mais de 90% daquilo que foi planejado e ainda tivemos sucesso em provas que foram incluídas de última hora, como o 5º geral no Tristar Rio 55.5, competição internacional de grande repercussão. tudo isso me deixou bastante feliz e acreditando ainda mais nos resultados obtidos a partir de um trabalho sério”, conta Bruno, que planeja incluir a distância olímpica no seu calendário de 2013.

“Quem sabe até uma prova de longa distância? Os títulos de campeão estadual (RJ) de Short Triathlon (na elite) e da Copa Brasil de Sprint Triathlon são resultados de um trabalho bem feito e são muito importantes, mas sem dúvidas sabemos que ainda há muito a melhorar. Para isto, continuaremos o trabalho sério, com responsabilidade e, sem dúvidas, paciência para poder andar melhor nas provas e aumentar o nível de exigência”, completa Bruno

Para o próximo ano faremos um novo projeto visando aumentar o nível de exigencia nos resultados, esperamos contar com o apoio do empresáriado campista apoiando e patrocinando este projeto para que possamos seguir com a evolução! Em 2012 Bruno Do Val, que é atleta da CE+3 Triathlon, contou com o apoio do Projeto UFF Esportes /  FME de Campos – RJ/ Snug Sports/ Nova Estação Academia.

Bruno Do Val

Mais sobre o Triathlon, no seu blog também campeão, o Amphibious lifestyle.

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Marcos Almeida

    [email protected]

    Marcos Almeida é assessor esportivo, especialista em Ciência da Musculação e mestre em Ciência da Motricidade Humana.

    BLOGS - MAIS LIDAS