Luz... muita luz...
bethlandim 08/11/2012 11:46

Em uma noite de lua cheia, Denis enalteceu a paisagem desta praia em Adelaide, South Australia, com duas esferas de luz.

Para reencontrar o valor da vida, o fotógrafo Denis Smith se conectou com a natureza e passou a criar pinturas com luz. Ele só precisa de câmera, lua cheia, lâmpada de led e criatividade inseridas na paisagem digitalmente, as bolas de luz são criadas pelas próprias mãos do fotógrafo Denis Smith, por meio da técnica conhecida como light painting. Ele escolhe o local, espera o melhor horário – sempre em noites de lua cheia –, apoia a câmera no tripé e programa a velocidade de exposição por tempo o suficiente para que possa se posicionar no lugar e girar o fio que carrega a lâmpada de led em sua ponta, traçando pouco a pouco uma esfera perfeita. Com movimentos ensaiados, balança o led ao mesmo tempo em que movimenta o corpo, garantindo assim que sua silhueta não apareça dentro da circunferência.

Foto tirada em Kangaroo, terceira maior ilha da Austrália.

Imagem clicada dentro de um antigo casarão em Adelaide.
Apesar de parecer dia, todas as fotos são tiradas à noite. Esta foi capturada em um vinhedo de Barossa, South Australia. “Ter tempo para me dedicar à fotografia me deu a oportunidade de ficar sozinho e poder desbravar as paisagens por horas”

Foto de uma fazenda de amendoeiras em South Australia. “Por meio da fotografia, posso voltar para esses lugares em minha mente e encontrar tranquilidade quando as coisas ficam confusas”, diz o fotógrafo Denis Smith.

Esfera de luz na paisagem de Steiermark, Áustria.

Denis Smith -  fotógrafo

“Eu não sei exatamente o significado das imagens, mas sei que salvaram a minha vida”, revela Denis, que comprou a sua primeira câmera em 2009, quando teve tempo para se dedicar ao hobby. Nos sete anos que precederam esse momento, ele se afundara em uma rotina que atropelava as necessidades do corpo e do espírito, ocupando-se apenas de conseguir mais dinheiro para manter o alto padrão de vida de que acreditava precisar. Deprimido, endividado e apoiado no álcool, buscou coragem para virar o jogo. Deixou o emprego de vendedor, vendeu o que tinha e mudou-se com a esposa para o sul da Austrália, onde se conectou com a natureza repleta de paisagens inspiradoras para as fotografias. Denis, que antes dividia seu tempo entre trabalho e mesa de bar, passou a contemplar as mudanças das estações e vive hoje, literalmente, cercado de luz.

Com afeto  e muita luz para você,

Beth Landim

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Elizabeth Landim

    [email protected]

    BLOGS - MAIS LIDAS