Fichamento: Treinamento Funcional e prevenção de lesões no esporte
Marcos Almeida 02/10/2012 20:43

O Treinamento Funcional privilegia o aprimoramento dos movimentos do indivíduo, nas atividades que lhe são próprias ou específicas, podendo melhorar de sobremaneira a vida esportiva do Ser que se move, sendo atleta ou não, estimulando prioritariamente o movimento e não somente os músculos.

O sistema sensório-motor descreve os mecanismos pelos quais o corpo é capaz de captar as informações do meio externo pelo sistema sensorial, convertê-las em sinais neurais e transmiti-las até os centros superiores (cérebro, cerebelo, núcleos da base e estruturas do tronco encefálico) nos quais essas informações serão processadas e integradas, de forma a permitir respostas motoras que resultarão na contração de músculos que, por sua vez, promoverão a estabilidade articular. Associadamente aos programas de treinamento neuromuscular direcionados para o gesto atlético, os terapeutas e treinadores devem preparar os atletas para situações de perturbações da estabilidade articular típicas do esporte, pois, caso contrário, o tempo de resposta motora para o restabelecimento da estabilidade articular pode ser muito prolongado e a ocorrência de lesão favorecida (BATE, 1997, FITZGERALD; AXE; SNYDER-MACKLER, 2000, LOUWA; GRIMMERB; VAUGHANC, 2006, PAGE, 2006, JU et al., 2010).

Sugere-se que haja um real efeito preventivo quando se acrescenta às atividades esportivas rotineiras, exercícios que extraiam respostas musculares rápidas consequentes aos desequilíbrios e que exijam um controle do padrão de recrutamento muscular (CARVALHO, A. R. Utilização do treinamento neuromuscular e proprioceptivo para prevenção das lesões desportivas. Arq. Ciênc. Saúde UNIPAR, Umuarama, v. 14, n. 3, p. 269-276, set./dez. 2010).

Há várias evidências que sustentam a implantação de programas de treinamento neuromuscular e proprioceptivo, na rotina dos atletas com finalidade preventiva contra as lesões desportivas. A partir disso, a associação de estratégias tanto neuromusculares, quanto proprioceptivas deva ser contemplada na periodização esportiva. Ela deve prover níveis de dificuldade das tarefas aumentados progressivamente, contemplar o substrato biomecânico do gesto esportivo, propiciar uma quantidade de repetições da tarefa de forma a facilitar a automatização do movimento (CARVALHO, A. R. Utilização do treinamento neuromuscular e proprioceptivo para prevenção das lesões desportivas. Arq. Ciênc. SaúdeUNIPAR, Umuarama, v. 14, n. 3, p. 269-276, set./dez. 2010).

Assim, o Treino Funcional, quando pensado em melhora de performance, deve, prioritariamente, focar na especificidade do movimento, relacionado a forma, substratos energéticos e potência exigida, pois, somente desta forma, acredita-se na transferência para o movimento exigido, podendo ser um instrumento de grande ajuda no esporte, sobretudo se os Princípios do Treinamento Desportivo forem respeitados.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Marcos Almeida

    [email protected]

    Marcos Almeida é assessor esportivo, especialista em Ciência da Musculação e mestre em Ciência da Motricidade Humana.

    BLOGS - MAIS LIDAS