Era uma casa...
bethlandim 28/10/2012 19:34

...Não tinha teto, não tinha nada...

 

E na última quarta-feira fomos inundados por uma emoção indescritível.

Misto de dever cumprido, amor ao próximo, bem querer, de conseguir dar mais um passo... Falo do projeto Universidade Bairro da Comunidade Tamarindo, desenvolvido pelo ISECENSA nesta comunidade. Ao entregarmos duas casas totalmente reformadas, desde o telhado (laje), ao esgoto, banheiro, cozinha, janelas e portas, pintura, além de totalmente mobiliadas...

Nos sentimos plenos da energia da consciência solidária, do unir forças por um mundo melhor! Assim como eu, que não contive as lágrimas, professores, alunos, moradores, todas as irmãs salesianas se emocionaram... Falo da entrega de dois lares, não apenas duas casas. As moradoras Lorelaine Ferreira a Arilda de Souza, voltaram a sentir dignidade da sua moradia, dignidade de pessoas respeitadas e acolhidas... saindo literalmente da “miséria humana” em que viviam, faltando até mesmo o essencial para a sobrevivência.

Ao ouvirmos as palavras de agradecimento e testemunho das duas moradoras e de três representantes da Associação de Moradores da Comunidade (fundada pelo curso de Administração), sentimos de volta o brilho nos olhos, o resgate a cidadania, a força da expressão daqueles que não são capazes de se pronunciar com palavras, mas sim através do olhar e da emoção.

Como disse nossa Diretora Geral Ir. Suraya Chaloub: “Hoje a Comunidade do Auxiliadora - ISECENSA e a Comunidade Tamarindo são uma só Comunidade. Atribuímos mais esta conquista a soma dos esforços de todos nós engajados no Projeto Universidade Bairro: ISECENSA, comunidade, irmãs, professores e alunos.”.

Mais do que abrir os portões da nossa sede, abrimos o nosso coração, para juntos escrevermos uma nova história nesta Vila. Uma história carregada de carinho, alegria, bondade e competência de todos os profissionais e alunos que ali trabalham já há quatro anos na comunidade e há dois anos em nossa própria sede dentro da comunidade.

 

 

 

 

 

 

             

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A sede alugada possui quatro ambientes com sala de informática com computadores conectados à internet, uma biblioteca (com 1500 livros e material didático), um consultório para atendimentos da área de saúde e outro destinado a atividades em grupo. Inaugurada em dezembro de 2010 a casa-sede do projeto Universidade Bairro passou a servir regularmente aos projetos de todos os cursos da Instituição através de sete subprojetos de pesquisa.

O curso de Pedagogia através do seu projeto De Mãos dadas com a Educação estimula a aprendizagem como um processo de mudança de comportamento obtido através da experiência construída por fatores emocionais, neurológicos, relacionais e ambientais. Tem atendimento diário com profissionais e estagiários, além de desenvolver atividades artísticas que incluem um coral das crianças da comunidade.

O curso de Administração atua com o projeto Gestão Social e Apoio a Informação dá apóia técnico a todas as pesquisas de campo. O curso de Arquitetura e Urbanismo pesquisa a qualidade e habitabilidade na Comunidade proporcionando dados adequados para a intervenção física nos espaços privativos e comunitários.

O curso de Educação Física através do projeto Equipe Brasil-Tamarindo trabalha a ampliação das qualidades físicas e incrementa a condição física e o bem estar social.

O curso de Enfermagem através do projeto Saúde e Cidadania promovem ações de movimento preventivo e de educação em saúde sensibilizando e capacitando o indivíduo, a família e a comunidade para articular hábitos que contribuam para a sua saúde físico-funcional.

O curso de Engenharia de Produção projetou e implantou a Fábrica Escola de Vassouras Ecológicas, fabricadas com garrafas PET, recicladas visando a questão ambiental e uma alternativa de geração de renda para seus moradores. O curso de Fisioterapia através do projeto Fisioterapia e Saúde Coletiva amplia o nível de atenção à saúde como uma ação integral que tem significados e sentidos voltados para compreensão de saúde como o direito de ser.

O curso de Psicologia através do projeto Psicologia Comunitária de Gênero e Infantil desenvolve ações de psicologia clínica ampliada no trabalho com a comunidade focado no gênero feminino e na infância.

Destaca-se ainda a aprovação do Projeto Fábrica Escola de Vassouras Ecológicas na Fundação de Amparo a Pesquisa do Rio de Janeiro (FAPERJ) em setembro; a aprovação do Projeto de Mãos Dadas Com a Educação no Programa HSBC Solidariedade em 2011; e o Concurso Santander Responsabilidade Social, no qual de 600 projetos inscritos no Brasil, o ISECENSA conquistou o 8º lugar.

Finalizo dizendo que é indescritível a emoção de estarmos ajudando a construir e escrever a história junto com os moradores da Vila Tamarindo, para que sejamos um país digno, autônomo, responsável, onde o trabalho é valorizado e produz frutos de independência social, onde cada conquista tem o suor de cada profissional e morador daquela Vila!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Agradeço a Ir. Suraya e as irmãs Salesianas por acreditarem em nossa cidade e em nosso trabalho, nos oportunizando a realização de projetos ousados e libertadores! Que venham mais Vilas Tamarindo!!!

Que nossos corações estejam sempre abertos para o trabalho responsável, mas acima de tudo, que possamos enxergar todo o trabalho realizado sempre com “os olhos da alma”!

Porque a cidade está no homem...

Com afeto,

Beth Landim

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Elizabeth Landim

    [email protected]

    BLOGS - MAIS LIDAS