Por que é tão difícil começar a malhar? Por Ângelo Gonçalves Dias
Marcos Almeida 16/07/2012 06:11

Porque teremos que mexer em nossa rotina. Para incluir a prática regular de atividades físicas em nossa vida, será necessário uma mudança em nossos hábitos. Para uma pessoa que trabalha em horário comercial, por exemplo, isso pode significar acordar mais cedo, dormir mais tarde ou comprometer parte do horário de almoço. Trata-se de uma difícil escolha, pois “cá entre nós”, as opções não são atraentes e a resposta acaba sendo NRA = nenhuma das respostas acima. Por esse motivo, o maior concorrente de uma academia continua sendo o SOFÁ e não as outras academias. E é por isso que orientamos que a melhor academia para treinar é aquela que for mais perto do seu trabalho ou da sua casa. Pois esta proximidade aumenta as chances da sua assiduidade aos treinos.

O que fazer para vencer a inércia e buscar uma vida mais ativa? Em todas as pesquisas desenvolvidas no mundo sobre a aderência à prática de exercícios físicos em academia, a resposta campeã para a inatividade é a falta de tempo. Em especial as mulheres, que acabam tendo jornada tripla para conciliar trabalho e família, explicam: “tenho que cuidar das crianças, tenho que dar atenção ao meu marido, tenho que visitar meus pais, tenho que atender às solicitações do chefe e/ou clientes. Tenho que, tenho que, tenho que...Portanto não tenho tempo para mim.” Trata-se de uma tarefa difícil. Como alterar a rotina e vencer a preguiça? Como diria o a vítima indefesa do seriado Chapolin Colorado, “quem poderá me defender?”

Para tentar vencer o malvado sofá e caminhar em direção à uma vida com mais saúde e disposição você precisa da orientação de um profissional de Educação Física. No treinamento físico personalizado, além da avaliação funcional, o acompanhamento dos treinos confere ao professor a oportunidade de conhecer cada vez melhor o seu aluno, facilitando a elaboração de treinos específicos para os objetivos desejados, respeitando a rotina de vida dessa pessoa. O “papo de esteira”, aos poucos, vai revelando ao professor informações importantes que a avaliação funcional jamais saberá. São essas informações que viabilizam treinos mais seguros, motivantes e eficientes. O competente uso dessas informações gera resultados mais rápidos e duradouros. Esse resultado é que tornou o Personal Trainer um profissional tão requisitado.

Está na hora de lembrarmos da orientação da aeromoça. Se você já viajou de avião, deve lembrar das palavras da aeromoça quando ela explica o uso das máscaras de oxigênio = primeiro coloque a sua e depois ajude a pessoa que estiver ao seu lado. Esta orientação nos faz lembrar que precisamos de muita saúde e disposição para cuidarmos de todas as pessoas que precisam de nós. Não podemos desistir de nenhuma delas, mas é exatamente para que elas tenham o melhor de nós, é que precisamos nos cuidar muito. Para tanto, não saia por aí correndo ou fazendo barras na praia sem a devida orientação. Procure um médico para conhecer a sua condição atual de saúde, e caso esteja tudo bem, procure um profissional de Educação Física para orientar o seu treinamento. Só ele sabe utilizar a progressão pedagógica assim como os princípios do treinamento que irão evitar lesões e frustrações.

Quando encontrar em uma revista sobre atividade física a recomendação de que para começar a praticar exercícios só é necessário um par de tênis e você, lembre-se que esse VOCE significa: V ontade de promover uma importante mudança de hábitos em prol da sua saúde; O rientação de um Profissional de Educação Física para desenvolver uma rotina de treinos motivante, segura e eficiente; C uidado para não exagerar e transformar o seu treino em lesão; E xame médico que irá revelar se você está apto a iniciar um programa de exercícios com segurança.

Não esqueça de incluir o seu nome na sua agenda 2012!!! Abraço e muito SOS para todos = Saúde, Otimismo e Sabedoria!!!

Prof.Angelo Gonçalves Dias

Mestrado em Motricidade Humana UCB Pós-graduação em Educação UNESA Pós-graduação em Marketing Esportivo UCB Licenciatura Plena em Educação Física UERJ Responsável pela Avaliação Física da Academia Nova Estação

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Marcos Almeida

    [email protected]

    Marcos Almeida é assessor esportivo, especialista em Ciência da Musculação e mestre em Ciência da Motricidade Humana.

    BLOGS - MAIS LIDAS