Rio+20
bethlandim 15/06/2012 12:22

O Rio de Janeiro está sediando a Rio+20, conferência da ONU que reunirá líderes do mundo todo para discutir meios de transformar o planeta em um lugar melhor para se viver. O evento será realizado no Rio de Janeiro, 20 anos depois da Eco92.

A conferência acontecerá dos dias 13 a 22 de junho na capital fluminense e  muitas instituições já começaram a discutir assuntos sobre o meio ambiente e a sustentabilidade. A Conferência terá dois temas principais: A economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza e a estrutura institucional para o desenvolvimento sustentável.

Rio+20 é uma nova etapa no itinerário de uma comunidade mundial emergente. É fundamental não enxergar a Cúpula, como aconteceu em Copenhague, como um momento decisivo para a humanidade, como um tudo ou nada onde o destino do planeta está em jogo em uns dias apenas. De fato, os processos de negociação internacional estão estagnados há mais de dez anos, seja em relação às negociações comerciais, com a paralisação do ciclo de Doha, ou as negociações climáticas após o fracasso de Copenhague, ou ainda, perante a incapacidade de reformar profundamente o sistema das Nações Unidas concebido após a segunda guerra mundial. Só o G20 pode parecer hoje um reconhecimento tímido e ambíguo do fato que os países mais ricos se empossaram como diretores do mundo, pela necessidade de um governo mundial multipolar.

Vinte anos depois, a Rio+20 reunirá os líderes de todo o mundo para fazer um balanço do que foi feito nas últimas duas décadas e discutir novas maneiras de recuperar os estragos que já fizemos no planeta, sem deixar de progredir. Mas pensar em alternativas para diminuir o impacto da humanidade na Terra não é responsabilidade, apenas, dos governantes: é nossa também. Afinal, todas as atitudes que tomamos no dia a dia - do tempo que demoramos para escovar os dentes ao meio de transporte que escolhemos para ir à escola,trabalhar e etc.., afetam de alguma maneira, o planeta e, por consequência, nossa vida.

A ideia é que todos os setores da sociedade discutam, ao mesmo tempo, maneiras de transformar o planeta em um lugar melhor para vivermos. Afinal, a união faz a força, certo? E até mesmo quem estiver de fora dessas duas reuniões pode ajudar, pensando em maneiras de diminuir seu impacto na Terra. Que tal tomar banhos mais curtos? Ou desligar a TV, enquanto usa o computador e vice-versa? Pense em atitudes que você pode adotar para melhorar o planeta em que vivemos e compartilhe com seus amigos, pais e professores - e, também, aqui, com a gente! Você pode incentivar muitas outras pessoas a fazer o mesmo...

Campos também registra sua presença no Rio+20, produz cerca de 300 toneladas de lixo por dia, entre os materiais, sucatas de aparelhos eletrônicos. O que para muitos pode ser descartável, para um artista campista se transforma em arte.

Ricardo Salgado trabalha há quase três anos com peças de computador, vídeo game, ventiladores, enfim, lixo eletrônico. Os materiais são doados por amigos, que nas mãos dele viram obras de arte. As invenções começaram de uma forma muito curiosa, aos poucos a lavanderia da casa dele virou oficina de engenhocas.

Por insistência de um amigo o artista resolveu expor sua arte numa feira chamada “Luxo do Lixo”, e a partir daí a aceitação foi imediata. Entre as invenções uma aranha, um helicóptero, uma plataforma e até uma Maria Fumaça. Não existe limite para as criações, mas segundo Ricardo, o mais importante é transformar o que seria descartável de forma irresponsável em peças que vão trazer uma idéia ecologicamente certa.

E um trabalho tão especial merece  reconhecimento.  Além de expor suas peças, Ricardo vai ser responsável por uma oficina.

Com afeto,

Beth Landim

 

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Elizabeth Landim

    [email protected]

    BLOGS - MAIS LIDAS