Moradores, motoristas e pais de alunos reclamam do caos no trânsito na porta do Censa
Esdras 15/04/2012 21:35
   O intenso movimento de embarque e desembarque de estudantes do Centro Educacional Nossa Senhora Auxiliadora e do Instituto Profissional Laura Vicunha, no cruzamento das Ruas Barão da Lagoa Dourada e Benta Pereira, Tenente Coronel Cardoso e Salvador Corrêa, no centro, tem causado grandes incômodos aos vizinhos daquelas instituições de ensino e aos condutores dos veículos que passam por ali durante o horário de entrada e saída de alunos. Maior problema seria a falta de Guarda Municipal    Na semana passada, a equipe da Somos esteve no local e apurou que os problemas começam quando os alunos estão chegando à escola, e o pior deles não é o mais visível, o engarrafamento, mas sim a falta de segurança para que os estudantes atravessem a rua sem a presença de um guarda municipal para orientar os motoristas.    O intenso movimento de crianças atravessando em direção aos colégios não está recebendo o menor controle das autoridades de trânsito. Na hora do pique, formam-se filas de vans de transporte escolar desembarcando alunos do lado diretito da rua (o lado da porta dos veículos). Segundo os motoristas, o fato de pararem em cima da faixa de ‘proibido estacionar’ é para poder garantir a segurança dos alunos que, de outra forma, seriam obrigados a desembarcar diretamente na rua, no fluxo de veículos. O que pôde ser facilmente comprovado e fotografado pela equipe da Somos.   Os motoristas alegam que a Emut autorizou a parada na faixa para que as crianças não descessem do carro na direção da rua. “A Emut liberou pra gente parar aqui por causa das crianças, se a gente parar do outro lado da rua, onde tem estacionamento autorizado, as crianças vão descer do carro no meio da rua”, disse Isabel, motorista de um dos carros que estavam estacionados em local proibido.    A Somos também encontrou pessoas ajudando na travessia das crianças. “O guarda faz muita falta aqui, antes tinha um guarda que ajudava a controlar o movimento de carros e pedestres, mas agora não tem”, disse Nilton, uma dos motoristas que estavam auxiliando na travessia dos alunos.
Pai de três alunos diz que caos nas portas de colégios não é culpa da Guarda, mas dos colégios
 Ao ler a matéria publicada na última edição da Somos sobre as agruras causadas pelo caos no trânsito aos pais de alunos, motoristas e moradores das imediações do Censa e Laura de Vicunha, o pai de três alunos do Censa entrou em contato com a equipe da coluna para protestar. Segundo ele, a culpa não é da ausência de guardas municipais, mas da ausência de funcionários dos colégios para darem suporte à entrada e saída das crianças e de um escalonamento de horários para as diversas turmas, com pequenas diferenças de minutos, para se evitar que uma multidão de crianças saia ao mesmo tempo.
Concordo, mas ainda sugiro que, de escolas desse porte, seja exigida a construção de "bainhas" para desembarque e embarque de passageiros com segurança, principalmente em se tratando de crianças e adolescentes.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Esdras

    [email protected]

    BLOGS - MAIS LIDAS