As Sete Maravilhas do Mundo Moderno
bethlandim 27/03/2012 15:53

Desde os primórdios da humanidade o homem tenta deixar suas marcas na história. Construções e monumentos espetaculares surgem a cada nova era para tentar alcançar esse objetivo. Diante de tal inspiração e engenhosidade, foram eleitas as Sete Maravilhas do Mundo Moderno.

A lista atual é inspirada nas Sete Maravilhas do Mundo Antigo;

-Pirâmides de Quéops

-Farol de Alexandria

-Jardins suspensos da Babilônia

-Templo de Ártemis

-Estátua de Zeus

-Mausoléu de Halicarnasso

-Colosso de Rodes

Desta lista, o único monumento que ainda resiste praticamente intacta são as Pirâmides de Quéops, construídas no Egito, há cerca de cinco mil anos.

As novas Sete Maravilhas do Mundo foram escolhidas em 2007. A campanha promovida pela fundação suíça, New Open World Foundation, não teve o apoio da Unesco, porém é a lista mais atual eleita pela população. O sistema de votação foi realizado pela internet e telefone. A lista foi divulgada no dia sete de julho de 2007, no Estádio da Luz, em Lisboa.

As novas Sete Maravilhas do Mundo Moderno, são:

TAJ MAHAL

O monumento erguido pelo amor, como é popularmente conhecido o Taj Mahal, trata-se na verdade de um mausoléu localizado na cidade de Agra, na Índia. A obra foi erguida a pedido do imperador Shah Jahan, em homenagem a sua esposa favorita, falecida após o parto do seu 14º filho.

O prédio começou a ser construído no ano de 1630 e foi concluído em 1652, reunindo milhares de trabalhadores de todo o Oriente. A obra é inteira construída com mármore branco com pedras semipreciosas incrustadas em seu interior.

COLISEU

O Coliseu é a principal atração turística de Roma, várias empresas oferecem em seus pacotes uma visita ao grande anfiteatro. Os turistas tem a oportunidade de conhecer as galerias de acesso a grande arena, bem como outros ambientes ainda preservados.

Por 500 anos o Coliseu serviu ao império Romano como um grande ambiente para entretenimento das massas. Lutas entre gladiadores, caça de animais selvagens trazidos da África e representações das grandes batalhas conquistadas pelo Império Romano eram as atrações mais presentes nos dias de espetáculo.Vítima de terremotos e saques, a grande arena perdeu destaque junto à decadência do Império Romano. Inúmeros furtos acabaram por degradar as riquezas que constituíam o prédio. Durante a Idade Média sofreu também quando foi transformada em pedreira.

MACHU PICCHU

Localizado no Peru, Machu Picchu é um dos grandes destinos da América do Sul. Rico em belezas naturais e arquitetônicas, a cidade perdida dos Incas, como também é chamada, está localizada a 2400 metros de altitude.

A cidade é dividida em duas principais áreas, a agrícola e a urbana. Os inúmeros terraços serviam para a atividade agrícola e estocagem de grãos, enquanto a área urbana abrigava templos, praças e mausoléus.

CHICHÉN ITZÁ

Em relação a deslumbrante arquitetura e conservação dos prédios  de Chichén Itzá, tornam-se um demonstrativo da complexidade da civilização Maia. A beleza das ruinas torna a cidade arqueológica um dos principais destinos turísticos do México.

CRISTO REDENTOR

Um dos pontos turísticos mais visitados do Rio de Janeiro e do Brasil, o Cristo Redentor impressiona e conquista até mesmo aqueles desligados de qualquer vertente espiritual. A vista permite contemplar os mais belos pontos turísticos do Rio.

A estátua tem 38 metros de altura, sendo oito metros referentes ao pedestal de base da construção. Ao contrário do que muitos acreditam a estátua não foi um presente da França ao Brasil, todo dinheiro utilizado na obra foi arrecadado por meio de doações as igrejas de todo país.

Localizado no topo do Morro do Corcovado, foi inaugurada no dia 12 de outubro de 1931, cerca de cinco anos após o início das obras.

A GRANDE MURALHA DA CHINA

A muralha foi construída ao longo de diferentes dinastias chinesas, tendo início no ano de 221 a.C e sendo terminada no século XV.  A construção tem 8.850 Km, passando por diferentes regiões do país - atravessando o Deserto de Gobi, quatro províncias (Hebei, Shanxi, Shaanxi e Gansu) e duas regiões autônomas (Mongólia e Ningxia). Os muros apresentam cerca de seis metros de largura na base e seis metros no topo, alcançando uma altura média de sete metros e meio.As construções tiveram início por motivos militares afim de defender territórios. Serviram como tática do imperador Qin Shihuang para unificar sete reinos em um só país. O imperador aproveitou construções anteriores e aumentou a dimensão da muralha, as obras seguiram pelas dinastias seguintes.

PETRA

Petra é uma cidade arqueológica localizada no Jordânia, oriente médio - situado na bacia entre as montanhas que formam o flanco leste de Wadi Araba, o grande vale que vai do Mar Morto ao Golfo de Aqaba.

A arquitetura belíssima e rustica de Petra já serviu como palco para filmes norte americanos, lá já foram gravados cenas dos filmes, Indiana Jones e a Grande Cruzada e Transformers 2.

Com afeto,

Beth Landim

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Elizabeth Landim

    [email protected]

    BLOGS - MAIS LIDAS