O consumidor brasileiro mudou
lucianaportinho 12/01/2012 20:21
Não são os índices que mudaram na análise da inflação brasileira. Quem mudou de fato foram os hábitos de consumo da população. Assim podemos enxergar o brasileiro, na leitura dos novos índices. Daí a necessidade de colocar novos itens e de retirar alguns como, por exemplo, o chuchu. Em um passado, não tão distante,  já foi colocado a culpa na leguminosa pelo aumento do índice inflacionário nacional. Mudaram os itens mais consumidos pelo brasileiro médio. Voa-se mais, aumentaram as vendas de passagens aéreas. Subiram o consumo de salmão e carne de carneiro assim como diminuíram o do bacalhau e o da sardinha. Ítem que agora aparece como o mosquiteiro talvez tenha sua explicação no alastramento da dengue pelo país. Fralda de pano cedeu seu lugar às descartáveis. Máquina de Costura, do tempo em que  cada família tinha uma em algum canto da casa foi defenestrada pelo chuveiro elétrico. Mais banheiros com água quente!  O bom e calórico doce de leite retirado da mesa pelo morango (magro) que se vê oferecido em muitas das nossas esquinas urbanas. Previsível mesmo foi a maior pontuação para os CD/CVD,  entraram na cesta de consumo da família de classe média. Foram-se o filme e o flash descartável de tão antiquados que se tornaram. Outros itens que passaram a integrar o padrão de consumo são a TV por assinatura, o veículo próprio, a alimentação fora de casa. Para surpresa ou melhor, falta de entendimento do porquê,  os gastos com cursos regulares e educação diminuíram. Segundo especialistas, estamos nos aproximando dos países desenvolvidos, esta a tendência. São dois os principais movimentos, um que é o da ascensão das classes D e E o outro que uma variação dos produtos e serviços que agora  são mais consumidos. LP * Dados extraídos de O Globo, no dia de hoje (12/01), página 21, em matéria de Clarice Spitz.  

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    Luciana Portinho

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