FESTAS JUNINAS PELO MUNDO!!!
bethlandim 27/06/2011 15:18

Veja a tradição das Festas Juninas nas diferentes culturas.

Vale a pena como conhecimento e valorização da nossa cultura nacional tão rica e linda!!!

Festas Juninas pelo Mundo

Apesar de toda a brasilidade das festas juninas, as roupas caipiras e o quentão perfeitamente adequado ao inverno, saiba que a origem da comemoração não é daqui e data de um tempo bem mais distante. A nossa conhecida homenagem a São João é na verdade, uma festa pagã do solstício de verão. Somente na Idade Média a festa foi incorporada ao cristianismo e passou a ser associada ao santo.

5º LUGAR: PORTUGAL
Herdamos quase todas as tradições da nossa festa dos lusitanos, que posteriormente foram acrescidas de um toque de cultura nacional. Para os portugueses festa junina boa tem que ter arraiais com fogos de artifício, deliciosas sardinhas assadas, música pelas ruas convidando todos a saírem de suas casas e participarem da comemoração e claro...
Aproveitando a animação de ter a cidade inteira reunida, a decoração, os comes e bebes, em Lisboa é muito comum a realização de casamentos múltiplos no dia de Santo Antônio.
Apesar dos santos mais populares que são celebrados na festa serem São João, Santo Antônio e São Pedro, uma infinidades  de  outros santos também são homenageados e as festas são geralmente chamadas de Festas dos Santos Populares ao invés de Festas Juninas.
4º LUGAR: FRANÇA
Com muitas características pagãs ainda, a Fête de Saint-Jean, também é comemorada no dia 24 de junho. O mais impressionante é a enorme chavande, fogueira para homenagear o santo. Ao invés de paçoca e canjica, na França queijo e vinho dominam.... Uma experiência muito interessante para conhecer a quadrilha original, já que a dança quadrille veio de lá.
3º LUGAR: POLÔNIA
Se no Brasil a figura principal da festa junina é o matuto, o caipira com suas calças remendadas, buracos no lugar de dente e chapéu de palha, na Noc ?wi?toja?ska (Noite de São João) polonesa a figura que domina são os piratas e os lobos do mar! A festa que começa geralmente as 8 horas da manhã do dia 23 de junho costuma varar a noite e pessoas fantasiadas de tudo, não apenas de velhos lobos do mar, se espalham pelas ruas de Varsóvia e Cracóvia, onde a comemoração faz parte do calendário oficial das cidades. 
2º LUGAR: UCRÂNIA
A maior de todas quando o assunto é duração, a Ivana Kupala (Ivan é João em russo) vai do dia 23 de junho ao dia 6 de julho e apesar de ser atualmente uma festa da Igreja Ortodoxa, suas características são pagãs por exelência: se celebra o fogo, a água, a fertilidade e deve se pensar em purificação.  Muitas mulheres jogam flores nos rios para ter sorte. É de lá também que vem a tradição de pular a fogueira.
1º LUGAR: SUÉCIA
A festa junina da Suécia, Midsommarafton, é uma das mais famosas do mundo e de longe, é a festa nacional mais importante, sendo inclusive mais comemorada do que o natal. Seus costumes valem para os outros países da Escandinávia.  Comidas em grandes quantidades e da época como morangos e batatas dominam as mesas enormes nos centros das cidades. Flores decoram praças e casas.  Ao invés da fogueira, as pessoas se reúnem ao redor de um mastro, o majstången, para entoar cantos tradicionais.
Depois deste tour ao redor do mundo, comemorando as Festas Juninas, vamos curtir bastante as nossas aqui no Brasil, que não deixam nada a desejar com relação ao que vimos...
Com afeto,
Beth Landim

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Elizabeth Landim

    [email protected]

    BLOGS - MAIS LIDAS