CAVERNAS....
bethlandim 12/05/2011 19:45

Cavernas do Brasil e do Mundo

As mais incríveis cavernas e grutas do Mundo

Cavernas do Brasil e do Mundo

Berço da humanidade, as cavernas que antigamente abrigavam nossos remotos antepassados, hoje são vistas como verdadeiras obras de arte da mãe natureza, algumas até parecem ser de outro mundo ou dimensão. Ainda sim, são os lugares menos explorados pelo bicho Homem na Terra, talvez esteja aí o motivo de algumas delas serem tão belas e exclusivas. Pensar em caverna, nos leva a pensar em profundidade, em escuridão e medo, mas também nos leva a pensar em beleza extraordinária, em refúgio seguro ,em amor intenso!!

Cada um tem a "caverna " que escolhe.... Eu prefiro me aventurar na segunda opção e você?

CAVERNA DONGZHONG – CHINA
Mas há outras opções também.Veja esta escola ... Agora imagine se esse lugar não tem nenhum aspecto similar á atmosfera acadêmica, ou pior ainda, se esse lugar é simplesmente um lugar entre rochas...  Pois bem, dificilmente alguém já pensou em colocar seus filhos para estudarem em uma CAVERNA!
Ter aulas dentro de uma gruta deve ser bem interessante, ou não, dependendo das dificuldades caustrofóbicas que você tiver.
Mas não achem que uma escola em um local tão pitoresco é mera suposição de uma mente fértil. Na China isso realmente existe, o nome da escola é Dongzhong, traduzindo, “dentro da caverna”. Dezenas de crianças da vila Miao, estudam lá, praticam educação física, têm aulas de matemática, se divertem na hora do recreio, enfim, levam uma vida escolar normal. Quem deve gostar bastante são os professores de geografia! A escola foi fundada em 1984 e abriga cerca de 200 alunos.
CAVERNA WAITOMO GLOWWORM – NOVA ZELÂNDIA
Já imaginou como seria ir até uma caverna que tem iluminação própria? E não estamos falando de qualquer iluminação. É simplesmente magnífico, são pontos e linhas em um tom único de azul florescente, formando belos traçados, capazes de fazer qualquer um se emocionar enquanto observa. Essa é a Caverna de Waitomo Glowworm na Nova Zelândia. O que mais chama a atenção nisso tudo,é como que esse verdadeiro céu estrelado de Waitomo é formado. Preste atenção, o responsável por toda essa beleza é o Arachnocampa Luminosa, não entendeu? É complicado mesmo, esse é o nome cientifico do verme, isso mesmo, verme que causa esse belo efeito na caverna.
Os vermes bioluminescentes tecem um ninho de seda no teto da caverna, onde se penduram. Dentro de uma cápsula especial na cauda do verme ocorrem reações químicas. É graças a essas reações que o lindo efeito de Waitomo é possível. O motivo de toda essa complexidade é puramente selvagem, centenas de fios descem do teto para capturar insetos como uma linha de pesca. Os pobres insetos voadores, inexplicavelmente não resistem a luz produzida pelos vermes e são sempre prezas fáceis. A nós humanos resta apenas o prazer de contemplar mais essa incrível obra da Natureza.
LA CUEVA DE LOS CRISTALES – MÉXICO
Uma gruta com mais de 290 metros de profundidade, em uma cidadezinha industrial, no norte do México, Chihuahua. Dentro dessa gruta, acreditem se quiser, podemos encontrar cristais de até 11 metros de comprimento! Um dos mais valiosos tesouros geológicos e científicos da face da Terra. O nome da mina é Nica, e ela realmente parece ser fruto de um delírio. Quem  vê tem a sensação de estar em um sonho, a ficha demora a cair, muitas vezes sequer cai. É algo monstruoso, que não parece fazer parte dessa dimensão. Os maiores cristais do planeta foram descobertos apenas no ano 2.000, pelos irmãos Eloy e Javier Delgado, agora pensem quantas maravilhas tão ou mais incríveis como essa ainda não tivemos o prazer conhecer.
OAutras cavernas fantásticas do mundo:
La cueva Del fantasma: A caverna do fantasma, Venezuela.
Nela cabem 2 helicópteros confortavelmente.
Eisriesenwelt – Austrália: Maior caverna de gelo do mundo
Fantastic Pic – EUA – Maior furna dos EUA continental.
Lançada do topo, leva 8 segundos para uma pedra tocar o chão.
No Brasil também temos cavernas hipnotizantes:
TOCA DA BOA VISTA – CAMPO FORMOSO BA
Enorme! É a maior caverna do Brasil, ela tem impressionantes 107 km de extensão, maior que a distância entre São Paulo e Santos, mas seu formato é labiríntico e o efeito desse labirinto é fantástico. Suas dimensões chegam até 20 metros de altura e 70 metros de largura. É um outro Mundo escondido em Campo Formoso, como a maioria das incríveis cavernas espalhadas pelo Mundo, parece não fazer parte deste planeta. Uma viagem a outra dimensão, sem sair do Brasil.
GRUTA DA TAPAGEM – ELDORADO SP
Ou, Caverna do Diabo. Apesar do nome ela lembra em alguns detalhes, o famoso estilo barroco. A luz é artificial, mas as verdadeiras esculturas rochosas de autoria da Mãe Natureza não podiam ficar no escuro não é mesmo?  Apenas 6.500 metros dela já foram explorados, e só 700 metros estão abertos para visitação, mas mesmo assim ela é a maior caverna do estado de São Paulo.
CURIOSIDADES:
É no Brasil, mais precisamente na Amazônia, no município de Barcelos, que se encontra a caverna mais profunda do mundo, o Abismo Guy Collet.
Desejo que você encontre a sua ...
Com afeto
Beth Landim

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Elizabeth Landim

    [email protected]

    BLOGS - MAIS LIDAS