O esporte pela paz. O ISECENSA no Haiti.
bethlandim 07/02/2011 22:19

A "Jornada Haitiana do Esporte pela Paz" aconteceu na última semana de Janeiro em Porto Príncipe - Haiti. Como é de conhecimento geral, o Haiti foi fortemente atingido por um terremoto e um furacão em 2010. Guerras civis, sucessivas ditaduras, disputa de gangues, tráfico de armas e drogas e a própria história de violência transformaram  o país num caos total...

O Capitão Corrêas Neto (integrante das forças de Paz da ONU) idealizou um projeto (a Jornada) que foi aprovado pela ONU. Assim, seguiram para o Haiti os seguintes profissionais: Nilo Terra Arêas Neto ,PROFESSOR ISECENSA(ultramaratona), o Nalbert Bittencourt (volei), José Aldo (MMA), Luíz Lima (natação), Antonio Pizonia (fórmula1), Claudinei Quirino (atletismo ), Dayane Camilo (Ginástica Rítmica) e Sandro Viana (atletismo).

A "Jornada Haitiana do Esporte pela Paz" consistiu em palestras e depoimentos,  clínicas de vários esportes e avaliação e workshop para a seleção haitiana de Atletismo. A culminância foi a corrida de rua (6 km) realizada no dia 23/01/10.

O professor Nilo Terra, professor do curso de Educação Física do ISECENSA, ministrou a palestra sob o tema " Esporte, inclusão social e diminuição da violência comunitária".

O  professor Nilo deixa o seguinte depoimento: "Pessoalmente, tenho a dizer que vivi intensamente emoções muito distintas.  Muita tristeza de ver tanta gente vivendo indignamente, em condições insalubres, falta de moradia, luz, comida, trabalho... Falta de perspectivas. Por outro lado, muita alegria. Eu pude ver celebridades do esporte brasileiro e mundial se mobilizando para minimizar todo esse caos, abrindo mão do período de férias, sem ganhar um tostão, e se valendo de uma ferramenta de transformação social muito conhecida por Todos nós:  O ESPORTE e a CULTURA. Também pude ver o excelente trabalho que o exército brasileiro faz naquele país. De todos os países que compõe as Forças de Paz da ONU no Haiti, o Exército Brasileiro é o MELHOR. Levar a bandeira do ISE ao Haiti ,colocando toda nossa experiência acadêmica em prol daquela comunidade foi edificante e emocionante !"

Projetos desta magnitude nos fazem pessoas melhores, nos convidam para o crescimento. É com muito orgulho e admiração que vejo o Professor Nilo Terra, representando o esporte, a educação física e o ISECENSA no Haiti!  Pessoas como você, Nilo, e os demais profissionais e atletas que compunham esta delegação é que fazem a vida se tornar especial, colorida, coletiva! Dar um pouco do que se tem aos que tem menos ainda é uma atitude engrandecedora! Parabéns! Que sejamos cada vez mais solidários em nossas atitudes e inteiros de coração !!!

Com afeto,

Beth Landim

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Elizabeth Landim

    [email protected]

    BLOGS - MAIS LIDAS