A VITÓRIA DA VIDA....
bethlandim 21/01/2011 20:15

Foi assim, de repente, que a cadeia de montanhas que encantam os cariocas há mais de um século abandonou a aparência sólida e se liquefez. A chuva era purista. Mas não houve prevenção, fiscalização nas ocupações das encostas, nem planos de contingências. Não houve sequer aviso de emergência para desocupações das casas. O resultado foi a tragédia vivida e vista por todos nós.

Aliás, é desta forma que devemos encarar nossa vida, de forma líquida. Quando agimos assim, valorizamos cada segundo vivido. E quanta diferença faz um segundo em nossas vidas, quando a tragédia se impõe.

Nestes dias, temos assistido chocados as imagens da destruição que assolou a região serrana do Rio. Vários são os fatores: moradores em área de risco, chuva excessiva, encostas sem proteção… Mas não cabe aqui procurar a causa, deixo esta tarefa para os especialistas que já  apontaram várias. Tenho certeza de que o aviso aos moradores da quantidade estrondosa de chuva, bem como seus efeitos, com a evacuação dos moradores, já teria minimizado em muito o número de mortos. O que nos cabe neste momento é engrossarmos a corrente de solidariedade  formada neste momento.

Uma tragédia que nos enche de exemplos, como o do pai que alimentou seu filho (bebê ainda) soterrado por vários dias, com a saliva de sua boca. O instinto maternal se sobrepôs a dor e ao desmoronamento, e a vida sobrepujou a tragédia. Pai e filho foram resgatados, e mais do que isso, reafirmaram os laços da paternidade que protege, que acredita, que luta, que traz a fé no peito e não desiste nunca de lutar pela vida.

Um momento de dor vivido pelas famílias que passam pela perda não só de seus bens materiais, mais principalmente de seus familiares. Assistimos a crianças que ficaram órfãs, famílias destroçadas, mas ao mesmo tempo temos o exemplo de pessoas que mesmo depois de terem perdido toda sua família, não fugiram da raia, e como voluntários auxiliam as equipes de resgate.

Este pra mim é o maior dos exemplos, dar o que não temos. Sim, porque estas pessoas estão destroçadas pela dor, mas tiram de dentro de si  uma força extraordinária  para dividir solidariedade, ajuda, cooperação, um abraço que seja… Às vezes em nossas vidas passamos por revezes tão pequenos, e somos incapazes de termos uma atitude de luta, de continuar de cabeça erguida, de procurar o sol…..

Que este terrível acidente nos una na solidariedade,  ajudando cada vez mais aos que precisam, e não apenas neste momento dramático. Vários postos de coleta estão recebendo donativos em nossa cidade. Que nossas mãos possam se juntar a de milhares de pessoas na busca por minorizar os problemas daqueles que sofrem neste momento. Não nos acomodemos, façamos a nossa parte. Alguém precisa da nossa ajuda, ela é significativa!

O povo brasileiro, em especial do estado do Rio, dá uma demonstração de solidariedade, de afeto, de desprendimento, de compaixão, ao se mobilizar imediatamente na ajuda aos desabrigados e no resgate das vítimas. Homens, mulheres, jovens e até crianças, todos mobilizados em ajudar ao próximo de todas as formas! Esta é uma grande lição desta tragédia. A união trazida pela dor mobilizando milhares de pessoas em todos os cantos do país, nos dá a alegria de constatar o quanto o brasileiro é solidário e humanitário.

Tudo pode parecer desmoronar em nossa vida, mas quando mantemos a nossa fé de pé, nos erguemos, mesmo que demore… A vida é uma roda gigante, uma hora estamos em cima, outra hora estamos embaixo. A roda gira devagar,  mas com toda a certeza, ela gira.

Que saibamos nos sustentar na fé nos momentos mais difíceis, e se não pudermos ajudar de alguma forma mais efetiva, podemos rezar por aqueles que precisam. Com certeza, nossas orações chegarão a Jesus e ao acalento dos corações das pessoas que precisam.

Não poderia deixar de registrar o desprendimento de dois voluntários, um espanhol e um português, com cães farejadores que viajam o mundo socorrendo vítimas de tragédias como estas, como terremotos, tissunames, etc. Realmente, são reflexões assim, de voluntários e de limites da vida, que nos fazem parar e saborear cada minuto vivido por nós, sem reclamações, sem resmungações, sem o "se" que às vezes nos deixa infelizes por pequenas coisas da vida.

Que possamos tirar a melhor das lições, com o exemplo dos que estão lutando, recolhendo todas as forças, para após todo este desmoronamento, se manter de pé, caminhar em frente com a esperança de um recomeçar... pois  cada um que foi salvo, foi uma Vitória da Vida.

Com flores e afeto,

Beth Landim

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Elizabeth Landim

    [email protected]

    BLOGS - MAIS LIDAS