Na Alemanha, governador discute investimentos no Rio
08/03/2019 09:48 - Atualizado em 13/03/2019 18:30
Busca por investimentos
Novos investimentos no Rio de Janeiro e Parcerias Público-Privadas (PPPs) foram temas que estiveram no centro das conversas entre o governador Wilson Witzel (PSC) e executivos de empresas alemãs, ontem, segundo dia da viagem oficial da comitiva do Governo do Rio de Janeiro a Berlim. A comitiva esteve, entre outros compromissos, com executivos da empresa petrolífera Wintershall. A diretora executiva e comercial Valerie Bosse informou que a companhia começará a explorar neste ano sete poços de petróleo no Brasil, alguns deles na Bacia de Campos.
 
 
Parcerias
Em reunião com representantes do Deutshe Bahn e do KfW, o banco de desenvolvimento da Alemanha, o governador acompanhou uma exposição sobre o funcionamento de Parcerias Público-Privadas pelo mundo. Witzel defendeu a celebração dessas parcerias por meio de arbitragem, sem envolvimento do Poder Judiciário, como um caminho para evitar que eventuais divergências permaneçam durante longo tempo em discussão nos tribunais. No primeiro dia de agenda na Alemanha, a comitiva de Witzel deu destaque, também, ao Porto do Açu.
 
 
Fim da agenda
Hoje, último dia da missão do Governo do Rio de Janeiro na Alemanha, o governador Witzel irá à Feira ITB Berlim, principal feira de turismo do mundo, que está em sua 53ª edição. Além de visitar o estande do Brasil montado para o evento, o governador se reunirá com representantes da área de turismo e de empresas aéreas e concederá entrevistas para veículos de comunicação alemães.
 
 
Palestra
O grupo de apoio a mulheres com câncer de mama do Hospital Escola Álvaro Alvim, o Amigas Guerreiras, realiza hoje, Dia Internacional da Mulher, uma palestra com o tema “Existe Vida após o diagnóstico de câncer: como ser mulher nas intempéries da vida”. A palestrante é Mariana Carvalho, coach de Saúde Integrativa, membro da Sociedade Brasileira de Coaching, graduada em Psicologia e vitoriosa na batalha contra o câncer. O evento acontece às 16h, no auditório 1 do HEAA.
 
 
Violência
O Carnaval que antecedeu este ano o Dia Internacional da Mulher, celebrado hoje, foi marcado por casos de feminicídio e de extrema violência contra as mulheres. Existem casos em destaque na mídia que sequer foram registrados, até ontem, na Ouvidoria (Ligue 180) do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos e, portanto, ainda não compõem os dados oficiais sobre feminicídio e tentativa no Brasil. No ano passado, 53 assassinatos de mulheres foram classificados como feminicídio, mais do que o dobro registrado em 2017: 24. Em um dia como hoje, a esperança é de não ter mais notícias como esta.
 
 
Após uma semana
As equipes da Defesa Civil, superintendência de Limpeza Pública e secretaria de Desenvolvimento Ambiental prosseguem com os trabalhos de remoção de árvores, que foram tombadas pelo vendaval que atingiu Campos na semana passada. Até ontem, mais de 1,5 mil toneladas de resíduos vegetais foram recolhidas. Segundo o secretário de Desenvolvimento Ambiental e superintendente de Limpeza Pública, Leonardo Barreto, inicialmente foram contabilizadas 160 árvores atingidas, mas o número aumentou o que fez estender o trabalho das equipes.
 
 
Paraesporte
O sonho de 12 atletas e três professores da Fundação Municipal de Esporte passa a ser realidade. Depois de participarem e vencerem várias etapas regionais, estaduais e nacionais, os atletas de vôlei de praia e futsal do Projeto Paraesporte de Campos seguiram ontem para o Rio de Janeiro e vão se integrar aos demais componentes da Seleção Brasileira. Hoje, o grupo embarca para Abu Dhabi, nos Emirados Árabes, para os Jogos Mundiais das Olimpíadas Especiais de 14 a 21 de março.
José Renato

ÚLTIMAS NOTÍCIAS