SFI alerta para o período de defeso do camarão
09/03/2019 16:39 - Atualizado em 11/03/2019 17:43
Ilzomar Soares Filho
Ilzomar Soares Filho / Secom - SFI
A secretaria de Meio Ambiente, Defesa Civil de São Francisco de Itabapoana (SFI) começa a intensificar a fiscalização para coibir a pesca do camarão em seu litoral, assim como a comercialização do crustáceo oriundo de outros estados sem a guia de procedência e estoque, conforme Resolução do Ibama. A paralisação temporária teve início no dia 1º de março e vai até o dia 31 de maio. O objetivo é garantir a preservação das espécies sete-barbas, branco, rosa, barba-ruça e santana ou vermelho.
“Alertamos aos pescadores desta atividade no município que a secretaria estará disponível para esclarecimentos, tirando dúvidas quanto ao período de defeso do camarão. Vale reforçar que a proibição compreende tanto a pesca como a comercialização”, destacou o secretá-rio da pasta, Ilzomar Soares, acrescentando:
“Nossos estoques pesqueiros estão cada vez mais ameaçados e trabalhar para garantir a preservação das espécies é um dos compromissos da administração da prefeita Francimara Barbosa Lemos. Neste período os consumidores podem colaborar optando por comer outros frutos do mar”, ressaltou.
O secretário orientou que as famílias cadastradas para o defeso do camarão devem procurar a Colônia de Pescadores Z-1, em Guaxindiba, a fim de obter mais informações para regularizar e garantir o recebimento do benefício, que é disponibilizado pelo Governo Federal.
Penalidades – Quem desrespeitar o período de defeso poderá ser processado por crime ambiental, estando sujeito a detenção e multa, cujo valor é calculado de acordo com a quantidade de camarão, tendo ainda os equipamentos de pesca apreendidos. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS