Porto Central projeta a sua ZPE
08/03/2019 20:03 - Atualizado em 13/03/2019 17:55
O Porto Central, de Presidente Kenedy (ES), projeta instalar sua Zona de Processamento de Exportação (ZPE), segundo anúncio na sede da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes). O projeto de instalação da ZPE, que depende de decreto presidencial, se soma a outro avanço no início deste mês: o empreendimento contou com a liberação do licenciamento ambiental pelo Ibama.
A empresa responsável pela construção também acaba de assinar um Protocolo de Intenções com o Porto de Pecém, no Ceará. A proposta é de uma cooperação para que os dois Portos trabalhem em busca de contratos empresariais e tenham sinergia operacional. Ambos os empreendimentos têm um investidor comum, o Porto de Roterdã.
O futuro Porto Central terá impactos na região Norte Fluminense, especialmente em São Francisco de Itabapoana.
— A ideia é que os portos trabalhem para conseguir que novas indústrias se instalem e operem conosco — destacou o diretor-presidente do Porto Central, José Maria Novaes.
Segundo Novaes, ter uma ZPE conectando Porto e indústrias ajuda a desenvolver a região no entorno onde ele está instalado, já que essas áreas têm tributações e incentivos fiscais específicos.
— Serão gerados 3 mil empregos na fase de construção do empreendimento e outros 3 mil durante o seu funcionamento — disse.
De acordo com Novaes, o projeto agora entra na fase de negociação comercial.
— As tratativas para contratos comerciais com empresas âncoras estão sendo negociadas. No final do ano é que de fato poderemos definir oficialmente cronograma de obras — explicou.
No Açu - Além desta ZPE, o Complexo Portuário do Açu também oficializou a criação da sua Zona de Processamento de Exportação (ZPE), em 2017. A ZPE é a primeira do Norte Fluminense e a 26ª do país e deve entrar em operação ainda este ano. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS