Saúde vacina contra febre amarela no Mercado Municipal
Virna Alencar 13/03/2019 16:12 - Atualizado em 15/03/2019 17:38
Vacinação no Mercado Municipal
Vacinação no Mercado Municipal / Isaias Fernandes
A Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou nesta quarta-feira (13), no Mercado Municipal, no Centro de Campos, a vacinação contra febre amarela para toda a população. Foram três dias de ações volantes em pontos de grande movimentação da cidade com o objetivo de incentivar a adesão pela imunização. Na terça-feira (12), a iniciativa aconteceu na Rodoviária Roberto Silveira, no Centro, e na segunda-feira (11), no Hospital Geral de Guarus (HGG), no Parque Calabouço. Desde 2017, mais de 536 mil pessoas foram imunizadas. Na oportunidade, também foram distribuídos folhetos informativos com foco no combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, chikungunya, zika e febre amarela.
As ações aconteceram de 9h às 16h. Nesta quarta-feira, por volta das 15h, a moradora do Parque Rio Branco, Rosineid dos Santos, de 39 anos, resolveu tomar a dose da vacina. “Trabalho todos os dias no Centro catando materiais recicláveis e ao passar hoje por aqui vi a oportunidade de estar vacinando”, disse.
Segundo a assessora chefe da Vigilância Epidemiológica da SMS, Roberta Lastorina Rios, Campos não tem casos registrados de febre amarela, mas é de extrema importância a imunização para quem ainda não se vacinou. Além das ações extramuros, o município também disponibiliza à população as salas de vacinação, que funcionam de segunda-feira a sexta-feira, de 8h às 17h. As doses são ilimitadas.
Vacinação no Mercado Municipal
Vacinação no Mercado Municipal / Isaias Fernandes
“Esta é uma ação que atende a um pedido do Governo do Estado para que os 92 municípios do Estado do Rio de Janeiro estejam executando ações que visam esse maior controle de doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, especialmente, no verão, período que é favorável para a sua proliferação. No entanto, Campos por ser um município endêmico, ou seja, que comumente tem casos de dengue, chikungunya e zika, essas ações de conscientização já acontecem ao longo do ano inteiro. Já em relação à febre amarela, nunca houve nenhum registro na cidade”, disse.
Segundo a Prefeitura de Campos, em fevereiro, a Organização Mundial de Saúde (OMS) divulgou um alerta para falar sobre a possibilidade de o país enfrentar a terceira onda da doença. Devem ser imunizadas contra a febre amarela, pessoas entre 9 meses e 60 anos, obedecendo às indicações e contraindicações do Ministério da Saúde de não ter doenças autoimunes; estar em tratamento contra o câncer; ser soropositivo para HIV, não ser alérgico à proteína do ovo e à gelatina, não fazer uso de medicamentos em doses imunossupressoras. Se for gestante ou possuir idade igual ou maior de 60 anos, só será vacinado com a apresentação de atestado de autorização preenchido por seu médico.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS