Casa de Cultura reverencia mulheres
Matheus Berriel 14/03/2019 18:55 - Atualizado em 18/03/2019 18:36
A Casa de Cultura José Cândido de Carvalho
A Casa de Cultura José Cândido de Carvalho / Divulgação
A Casa de Cultura José Cândido de Carvalho, situada no distrito campista de Goitacazes, sedia nesta sexta-feira (15) uma homenagem às mulheres, de 9h às 17h. Na abertura do evento, haverá apresentações do Coral Doce Canto da 3ª Idade e da Orquestra de Violão dos Alunos da 3ª Idade. A partir das 10h, a advogada Aline Solino e um dos diretores da superintendência de Justiça, Sérgio Menezes Júnior, darão palestra sobre violência doméstica. Durante toda a manhã, serão oferecidos serviços como cortes de cabelo, design de sobrancelha, maquiagem e aferição de pressão. O turno da tarde contará com homenagem especial a Maria do Carmo da Conceição Soares, conhecida como Dona Carminha, símbolo da força feminina. Uma feira de artesanato está confirmada, com exposição do material das artesãs do Projeto Trilho das Artes e convidadas. Serão realizadas ainda cinco oficinas de artesanato, a partir das 14h. Aulas de dança fecharão a festa, a partir das 16h.
— A maior parte do nosso trabalho na Casa de Cultura José Cândido de Carvalho é com mulheres, então, não poderíamos deixar de prestar nossa homenagem a estas guerreiras. Como símbolo de luta, faremos uma homenagem especial à Dona Carminha que, mesmo sem estudo, viveu para trabalhar e educar sua filha, hoje formada e pós-graduada — disse a gerente da casa, Margarida Terra.
Ao longo do fim de semana, várias outras atrações culturais movimentarão a cidade. Será inaugurada sábado (16) a casa Santa Paciência, na rua Barão de Miracema, 81, no Centro de Campos. Trata-se de um espaço destinado à difusão da cultura regional e disseminação do conceito de economia compartilhada por diferentes perspectivas. A casa foi idealizada pelo professor e artesão Almir Júnior, o promotor cultural e ator Alexandre Ferram e a analista de RH Aucilene Freitas, idealizadora da Balaio Loja Colaborativa. Para sábado, estão confirmados as seguintes atrações: exposição “Santa Paciência”, do artista Maicon Elioberto, a partir das 12h; lançamento do livro “Pedaços de Mim”, da escritora macaense Conceição de Maria, às 15h; espetáculo da Trupe do Tubo de Ensaio, às 17h30; oficina gratuita de confecção de marcador de página, com a artesã Sílvia Carvalho; show de Waguinho’s Duo Music e presença Bazar de Maravilhas. Entrada franca.
Outra opção para sábado é show da banda de rock Blastfemme no Soma+Lab, em Campos. Idealizada no final de 2016 por mulheres que atuam no cenário independente carioca, Blastfemme flerta com o punk usando melodias dançantes, como da Disco Music, e bebe da fonte do som vigoroso dos anos 1990. Em 2017, venceu o Prêmio Gabriel Thomaz de Música Brasileira na categoria hit do ano, com a música “Obrigada pela parte que me tocas”. O quarteto é formado por Dani Vallejo (vocal), Jhou Rocha (baixo e vocal), Vladya Mendes (bateria e vocal) e Igor de Assis (guitarra e vocal). Show marcado para as 21h, com entrada colaborativa (pagamento opcional e sem valor definido). O Soma+Lab fica na rua Almirante Greenhalgh, 36, no Parque Tamandaré.
Também no sábado, mas às 16h, o Sesc Campos apresentará a peça infantil “ZIIG & ZOGG”, um trabalho gestual que utiliza vários recursos artísticos. O espetáculo é pontuado por uma trilha sonora composta por músicas experimentais e clássicos de Schubert, Bach, Tchaikovsky, entre outros, e a encenação segue a linguagem dos cartoons e faz referências a antigas comédias do cinema mudo. Entrada solidária (1kg de alimento). A arrecadação será destinada ao programa Mesa Brasil Sesc. No shopping Avenida 28, nesta sexta-feira tem show de Renata Arcobelli, às 19h, tocando sucessos da MPB. Já no domingo, às 15h, Tia Lelê e Tio Sam estarão com a caravana da alegria apresentando “Escola de heróis”, enquanto Dom Américo comandará mais uma tarde dançante, a partir das 16h. Entrada franca.
O Samba na Praça terá mais uma edição no domingo, com o grupo Amigos do Samba e Chorinho. O evento terá início às 10h, no Jardim do Liceu.
Região — Está aberta no Solar dos Mellos, em Macaé, a exposição fotográfica “Um ‘SER’ Mulher, do útero à luta”, com fotos de temática feminina em homenagem ao mês da mulher. Hoje, é possível visitá-la de 8h às 18h. Entrada gratuita. Classificação: 14 anos.
Começou nessa quinta-feira (14) e segue até domingo (17), em Rio das Ostras, a comemoração do St. Patrick´s Day, a festa do santo padroeiro da Irlanda, na praça São Pedro. Na à noite tem show de Micha; amanhã, de Débora Fonseca, ambos às 20h. Max Araújo se apresentará às 18h de domingo. O evento também conta com foodtrucks, bicicletas de gastronomia, a tradicional cerveja verde e área de recreação. Apoio da Prefeitura.
No sábado, o Teatro Popular de Rio das Ostras será palco do espetáculo “O Maravilhoso Mundo do NLDC – De Heróis a Princesas”, protagonizados pelos alunos do Nathalia de Luna Dance Center. Haverá duas sessões, às 16h e 19h, com ingressos custando R$ 30 e R$ 15 (meia-entrada e compra antecipada).

ÚLTIMAS NOTÍCIAS