Segue obra no Centro de Emergência em SJB
Mário Sérgio Junior 16/03/2019 18:37 - Atualizado em 25/03/2019 16:39
Fechado para reforma desde março de 2017, o Centro de Emergência Dr. Pedro Otávio Enes Barreto, em São João da Barra, passará a atender a população em todas as especialidades ambulatoriais, além de contar com centros de odontologia e fisioterapia. A previsão é que o novo espaço seja entregue ainda no primeiro semestre e segundo o secretário de Saúde, José Antônio Fonseca, a Santa Casa de Misericórdia continuará a atender as demandas de obstetrícia, emergência, internações, cirurgias gerais e de traumaortopedia de baixa e média complexidade.
De acordo com a Prefeitura de SJB, a partir da próxima semana, começará a ser refeita toda estrutura elétrica - já que parte das instalações foi furtada -, correção no piso, pintura geral, entre outros reparos.
O secretário José Antônio Fonseca explicou que, a partir do funcionamento do espaço, diminuirá a demanda ambulatorial, principalmente no setor de ortopedia, da Santa Casa de Misericórdia, que continuará absorvendo a parte de obstetrícia, emergência, internações, cirurgias gerais e de traumaortopedia de baixa e média complexidade.
— A não renovação da contratação desses serviços podem significar o fechamento dessa instituição centenária do município, que possui toda estrutura para tal e atende a população de forma satisfatória — ressaltou Fonseca.
Quanto aos centros odontológico e de fisioterapia, a ideia, segundo ele, é ampliar as especialidades a partir da inserção de novas técnicas e, no caso específico da fisioterapia, em um espaço mais amplo. Isso, ressalta o secretário, sem abrir mão do atendimento básico odontológico realizado nas unidades de saúde do município e mantendo, também, a descentralização dos serviços de fisioterapia.
O Centro de Emergência foi inaugurado no dia 27 de dezembro de 2012, final da segunda gestão da prefeita Carla Machado. O espaço possui mais de dois mil metros quadrados e era composto por sala de hidratação, estabilização e medicação contendo oito leitos, sala de raio-x, dois consultórios pediátricos, dois consultórios médicos, sala de assistência social, sala de observação feminina com 10 leitos, de observação pediátrica com oito leitos e sala masculina com nove leitos. Além disso, o Centro de Emergência possuía uma sala para pequenas cirurgias, laboratório, consultório odontológico, ultrassom 24h e uma sala de espera com 70 lugares.
Reforma começou em junho de 2017
A obra no Centro de Emergência foi iniciada em junho de 2017. Na ocasião, a prefeita informou que a primeira frente de trabalho seria para corrigir o problema de escoamento de águas pluviais e de esgoto que provocava insalubridade e proliferação de bactérias.
Em maio daquele ano, Carla recebeu o diretor de obras da empresa que construiu o prédio para planejar as intervenções que, segundo ela, são sem custos para o município.
Durante vistoria no prédio, foram detectados, segundo a prefeita, erros de construção na tubulação hidráulica, esgoto, águas pluviais, e dreno dos equipamentos de ar condicionado. A falta de iniciativa da gestão anterior em chamar a empresa responsável para que esta fizesse a reparação necessária, mesmo tendo ciência de que a obra tinha um prazo de até cinco anos para ser corrigida, de acordo com a legislação vigente, foi questionada pela prefeita.
A necessidade de adequações no Centro de Emergência também foi confirmada por uma avaliação técnica realizada em janeiro de 2017.
Atendimento ficou suspenso em 2016
Durante a gestão do ex-prefeito José Amaro Martins de Souza Neco, o Centro de Emergência passou por uma série de problemas. O ex-prefeito, por diversas vezes, alegou que administrou com aumento de custeio gerado por Carla, ao inaugurar à unidade, mas deixar para ele colocar em operação. No fim de seu governo, várias manifestações foram realizadas na frente da unidade, que chegou a ter o atendimento suspenso, já que médicos da Organização Social (OS) contratada alegaram falta de pagamento e se negavam a trabalhar.
Antes mesmo de assumir a Prefeitura, Carla Machado anunciou, em dezembro de 2016, que negociou com a OS redução no valor do contrato e garantiu a reabertura do espaço. No entanto, três meses depois foi anunciado o seu fechamento para reforma e todo atendimento foi transferido para a Santa Casa de Misericórdia de SJB, que se tornou a única unidade de emergência no município.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS