Caope melhora qualidade de vida
16/03/2019 16:24 - Atualizado em 18/03/2019 18:04
Com uma média mensal de 250 atendimentos, o Centro de Atendimento Odontológico a Pacientes Especiais (Caope) tem conquistado o sorriso de muitas pessoas através de um cuidado diferenciado, que não só melhora apenas a saúde bucal delas, mas também a autoestima. O Caope está instalado na Unidade Pré-Hospitalar (UPH) de Guarus.
O Centro atende pacientes de Campos e de outros municípios vizinhos, como São Fidélis, São João da Barra, Conceição de Macabu, Quissamã e Carapebus. O atendimento ambulatorial é todo voltado para pacientes especiais, como os portadores de síndrome de down, paralisia cerebral, neurocefalia, cardiopatas, diabéticos e hipertensos graves, entre outros.
— Estamos buscando cada vez mais melhorar o serviço que é tão importante para a saúde bucal de uma parcela da população, que merece e necessita de um atendimento especializado. Já existe um projeto em andamento para melhoria física do espaço que funciona o Caope. O projeto prevê melhoria na acessibilidade de uma maneira geral, incluindo construção de um novo banheiro mais adequado, entre outros pontos. Também estamos retomando os atendimentos a nível cirúrgico, que ficou durante um tempo interrompido — contou a coordenadora do Caope, Fernanda Luna.
O trabalho no Caope é desenvolvido por uma equipe multidisciplinar que conta com assistente social, fonoaudiólogo, psicólogo, além de cinco dentistas e outros profissionais de saúde. O atendimento é de segunda a sábado, das 7h às 19h.
Moradora de Guarus, Sandra Maria Alves, de 48 anos, leva a filha para tratamento desde quando o Caope funcionava no Hospital Ferreira Machado (HFM). “O serviço aqui é muito bom. Sempre fui muito bem atendida com minha filha, nunca tive um problema sequer. E é muito gratificante saber que podemos contar um atendimento diferenciado para as pessoas que realmente necessitam”, comentou.
O supervisor da UPH Guarus, Cristiano Monção, também falou da importância do atendimento na unidade para a população. “O Caope é um serviço que muito nos orgulha e que não se vê em outros municípios da região. Esse atendimento é de extrema importância para todas aquelas pessoas que necessitam de um cuidado especial”, ressaltou.
(A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS