Ataque dentro de bonde na Holanda deixa três mortos e nove feridos
18/03/2019 09:28 - Atualizado em 03/04/2019 17:36
Reprodução - TV Globo
Um homem fez disparos dentro de um bonde na cidade de Utrecht, na Holanda, deixando três mortos e cinco feridos na manhã desta segunda-feira (18), segundo o prefeito da cidade, Jan van Zanen. À tarde, a polícia prendeu o principal suspeito de envolvimento no crime: o turco Gökmen Tanis, de 37 anos. As motivações do ataque ainda são desconhecidas.
Os tiros ocorreram por volta das 10h45 (6h45 no horário de Brasília), na Praça 24 de Outubro, uma estação de bondes no centro da cidade. Testemunhas disseram que o suspeito deixou o local do crime de carro.
Uma grande operação policial está em andamento para encontrar o atirador. Os policiais cercaram um prédio na frente de onde foi encontrado o carro suspeito.
Gökmen Tanis, de 37 anos
Gökmen Tanis, de 37 anos / Reprodução - Twitter Politie Utrecht
As autoridades pedem que as pessoas não se aproximem do suspeito, que, na imagem, está com um casaco azul e no interior de um bonde. A polícia ainda não informou se há outros envolvidos na ação.
"Não podemos descartar a motivação terrorista", afirmou no Twitter o coordenador nacional para Segurança e Contraterrorismo na Holanda, Pieter-Jaap Aalbersberg.
Em entrevista coletiva, em Haia, Aalbersberg negou-se a comentar o estado de saúde dos feridos.
A praça foi fechada e ambulâncias foram até o local. Três helicópteros foram acionados para dar socorro às vítimas.
Alerta máximo
Após o tiroteio, as autoridades elevaram o alerta para ataques terroristas para o nível máximo (5) em todo o país. A polícia também está em alerta em Amsterdã e Roterdã. A segurança nos aeroportos foi reforçada.
As escolas de Utrecht foram instruídas a fechar suas portas e a polícia aumentou a segurança nas infraestruturas vitais. As mesquitas foram esvaziadas.
O premiê holandês, Mark Rutte, disse estar preocupado e acionou o comitê de combate ao terrorismo após o incidente, de acordo com a Reuters.
A cidade de Utrecht tem mais de 300 mil habitantes e fica a cerca de 40 km da capital holandesa, Amsterdã.
Fonte: G1
 
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS