Campos comemora aniversário com diversas programações
Verônica Nascimento e Catarine Barreto 28/03/2019 13:39 - Atualizado em 29/03/2019 15:12
  • Abertura da comemoração dos 184 anos de Campos

    Abertura da comemoração dos 184 anos de Campos

  • Abertura da comemoração dos 184 anos de Campos

    Abertura da comemoração dos 184 anos de Campos

  • Abertura da comemoração dos 184 anos de Campos

    Abertura da comemoração dos 184 anos de Campos

  • Abertura da comemoração dos 184 anos de Campos

    Abertura da comemoração dos 184 anos de Campos

O prefeito Rafael Diniz abriu, na manhã desta quinta-feira (28), a programação oficial de celebração dos 184 anos da elevação de vila à cidade de Campos dos Goytacazes, com um culto ecumênico no auditório da sede da Prefeitura. O culto reuniu os representantes do catolicismo, os bispos Dom Roberto Francisco Ferrería Paz e Dom Fernando Rifan; o pastor evangélico Vanderly Mello; da Umbanda, o babalorixá Robertinho; e, da doutrina espírita, Carlos Faria. O culto precedeu o lançamento do Selo de Campos, pelo superintendente estadual dos Correios no Rio de Janeiro, Cléber Machado. Também participaram a vice-prefeita Conceição Sant’Ana e o presidente da Câmara Municipal, o vereador Fred Machado. À noite, a centenária Lira Guarany e o Bloco carioca do Sargento Pimenta se apresentaram no praça do Liceu. A programação pelo aniversário de Campos se estende até esta sexta-feira (29). 
Vereadores, secretários e servidores municipais lotaram o auditório. Dom Roberto destacou o orgulho de morar em Campos e o amor que nutre pela cidade. “Tive a experiência de coordenar, em nome da Prefeitura de Porto Alegre, um grupo de diálogo inter-religioso durante 12 anos, que tornou a cidade mais aberta, mais tolerante. Quando a cidade de Campos se iniciava, pelo primeiro censo, eram 17.750 moradores. Entre escravos, libertos, índios e mulheres, havia apenas mil cidadãos. Incluir os não-cidadãos ou cidadãos pela metade sempre foi o grande desafio das cidades. Então, queria parabenizar o prefeito e a todos nós e que consigamos incluir cada vez mais as pessoas e que elas se tornem cidadãos de pleno direito, que possam participar e que possamos vencer a violência, outro grande desafio que ainda não vencemos, mas certamente, com políticas públicas, vamos vencer e Campos será mais uma vez destacada como um modelo civilizatório”.
Dom Rifan parabenizou todos os campistas e pediu proteção para a cidade, recordando a citação “feliz a nação cujo Deus é o Senhor”. “Ora, aqui o padroeiro é o Santíssimo Salvador, que é o próprio Jesus Salvador, nosso Senhor. Hoje vivemos uma ausência total de consciência. Esses que roubam a coisa pública, por exemplo, é porque não têm a menor consciência da responsabilidade que têm diante de Deus e do próximo. Lembramos a nossa responsabilidade com a cidade. Não é só o prefeito; todo mundo é responsável, diante de Deus, para que nossa cidade seja melhor, progrida, seja mais humana. Deus nos fez diferentes para nos igualarmos no respeito, na compreensão, no trato com o outro. Importante é pensar no que cada um de nós pode fazer pela cidade”.
Pastor Vanderly destacou a importância do respeito e amor ao próximo e fez uma oração pela cidade. Babalorixá Robertinho também destacou a importância da abertura feita pela gestão do atual prefeito à Umbanda e religiões afins, antes descriminadas. “Sou umbandista há 52 anos e vi muitos prefeitos passarem. Amo minha cidade e não tenho intenção de deixar de morar aqui. Mas Campos, como as demais cidades do Brasil e do mundo, está sofrendo. O prefeito passou por várias dificuldades em sua gestão e outras ainda surgirão, mas, como já disse antes a ele: vai passar. O prefeito não governa a cidade sozinho. Cada um de nós deve fazer a sua parte”, destacou. O espírita Carlos Faria declarou a confiança na gestão Rafael Diniz e se emocionou ao declamar o poema Ser Campista, de Gastão Machado.
O superintendente estadual dos Correios explicou que o selo comemorativo pela aniversário da Cidade de Campos tem a imagem da Igreja da Lapa, que está há 271 anos na história do país. “Queria parabenizar o prefeito e dizer que Campos é muito importante para nós, porque a primeira agência dos Correios no interior do Brasil foi a agência de Campos, há 221 anos. Hoje, celebramos a gratidão que o Correios tem de fazer parte da história da cidade”, contou Cléber, explicando que uma certa quantidade do selo será direcionada à prefeitura e o selo irá para a coleção do museu dos Correios.
O prefeito Rafael Diniz agradeceu o carinho de cada participante e destacou a importância da representação de cada região no evento. “Se eu defendo que a cidade é de todos, a religião de todos tem de ser respeitada também. Não podemos permitir que apenas as religiões que têm o maior número de pessoas tenham espaço. Essa cidade é de todos a a prefeitura está aberta a todas as religiões. Agradeceu aos Correios pela gentil e grande homenagem, com um selo especial. Os grandes colecionadores do mundo daqui a pouco já vão estar atrás celebrando os 184 anos de nossa cidade", concluiu o prefeito.
 
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS