Soffiati lança livro no Museu
Celso Cordeiro Filho 28/03/2019 17:54 - Atualizado em 03/04/2019 17:19
Soffiati lançará livro no Museu
Soffiati lançará livro no Museu / Crédito: Genilson Pessanha
Ainda dentro da programação da celebração dos 184 anos da elevação de vila à cidade de Campos dos Goytacazes, o professor e historiador ambiental Aristides Soffiati lança, nesta sexta-feira (29), às 18h, no Museu Histórico de Campos, o livro “A planície do norte do Rio de Janeiro antes e durante a ocidentalização do mundo” que reúne três ensaios. Este é o seu vigésimo segundo e pretende lançar mais dois ainda este ano. “Para tanto, preciso ter mais vida para poder escrever mais”, disse. As novas publicações versarão sobre o século XVI na região Norte-Fluminense e as espécies (vegetais/animais) exóticas introduzidas na área.
Ao Gato Preto, o botequim mais famoso da cidade, vai deixar de funcionar na rua 21 de Abril, onde ocupa o espaço há décadas. A partir de segunda-feira (1º) estará abrigado na rua Barão de Amazonas, também no Centro. Nesta sexta-feira, seus freqüentadores promovem várias rodadas de aperitivos marcando a despedida do local tradicional, que fica em frente ao prédio dos Correios.
De sexta até domingo (31), acontece a 24ª edição do Encontro Internacional de Motociclistas de Rio das Ostras — o Ostrascycle. O evento tem a maior concentração em Costazul e uma tarde de atrações, sábado (30), na Praça São Pedro, no Centro. Prefeitura e motoclubes se reuniram para fazer um evento ainda maior que os outros anos com quatro palcos, mais de 40 shows, cerca de 100 horas de rock’ n’roll e atrações esportivas. A expectativa da secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo é de um aumento de 10% no número de motoclubes presentes e público em geral.
A antiga área do Camping Costazul conta com dois palcos — o principal, e o palco Jaguar, que ficará na Casa do Jazz. Neste local 27 bandas se revezarão nos quatro dias de evento. A atração principal é o show da banda, clássica do punk rock — e uma das que iniciou o movimento no Brasil — Plebe Rude, que se apresenta às 23h30. Também há uma praça de alimentação com foodtrucks, bares e restaurantes da cidade. Ao longo da Avenida Roberto Silveira estão os estandes de venda de produtos temáticos e outra praça de alimentação.
O resultado da oficina “Ação, Memorização, Interpretação – Teatro Pós 50” poderá ser conferido no exercício cênico “A Fila do Supermercado”, sábado (30), a partir das 20h, no Teatro de Bolso Procópio Ferreira. Os ingressos são gratuitos e podem ser retirados até as 17h desta sexta na portaria lateral do teatro, à rua Gesteira Passos nº 11, Centro.
Através da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL), a oficina foi um projeto cultural do Teatro de Bolso direcionado a interessados a partir de 50 anos. As aulas buscaram, através da dinâmica teatral, desenvolver os aspectos de improvisação e interpretação, despertando vivências e recordações através de esquetes do cotidiano dos participantes, segundo o instrutor do curso, Edeilson Fernandes. “O texto da apresentação final foi escrito a partir de observações cotidianas e dimensionado dentro da área de atuação cômica para que os participantes pudessem explicitar em cena os exercícios de ritmo e ocupação do espaço cênico aprendidos durante as aulas na oficina”, explicou.
Tem gargalhada, marmelada, alegria e diversão. A Cidade da Criança Zilda Arns está com uma programação especial com atividades voltadas para este mês em que se comemora o Circo. A criançada poderá participar da oficina de chapéu do palhaço, assistir a contação de história sobre o “O nariz do palhaço”, entre outras recreações que prometem levar animação aos visitantes do parque temático sábado (30) e domingo (31).
Macaé será sede, neste sábado, do Arduino Day 2019, das 13h30 às 18h30, na Cidade Universitária. A programação internacional, que está acontecendo neste mês em vários países, tem o objetivo de compartilhar experiências do Arduíno, uma plataforma de prototipagem eletrônica de hardware livre.
Também no sábado, será de diversão na quadra de Morro Alto. Em Quissamã, com a segunda edição do ano do Projeto Cinema na Praça. A atração será a partir das 18h com o filme “Os Incríveis 2”. A iniciativa é da Prefeitura de Quissamã, por meio da Coordenadoria Especial de Cultura e Lazer. A primeira ação do projeto este ano foi realizada no Canto de Santo Antônio, no dia 25 de janeiro, com a exibição de “Detona Ralph”.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS