Secretário estadual de Cidades nesta quarta em Atafona
26/03/2019 20:38 - Atualizado em 28/03/2019 14:22
Crédito: Paulo S. Pinheiro - Divulgação
Após a visita do secretário estadual de Defesa Civil (aqui) no último domingo, mais um integrante do primeiro escalão do governador Wilson Witzel (PSC) estará em Atafona para ver de perto os impactos do avanço do mar. Juarez Fialho, secretário estadual de Cidades, estará na praia sanjoanense, em agenda articulada pelo deputado estadual Bruno Dauaire (PRP), nesta quarta-feira (27).
A visita de Fialho já havia sido antecipada por Bruno no encontro de domingo. A previsão é que eles estejam na praia entre 12h e 13h desta quarta. O parlamentar e o secretário devem conversar, ainda, com integrantes do movimento SOS Atafona. A intenção, segundo o deputado, é conseguir apoio do governo estadual para buscar soluções para os projetos de contenção do avanço do mar.
Durante o encontro com o secretário estadual de Defesa Civil, a prefeita Carla Machado (PP) também reforçou a questão das parcerias, salientando que o município não teria condições de arcar sozinho com o projeto do Instituto Nacional de Pesquisas Hidroviárias (INPH), pois levaria ao risco, inclusive, de paralisação de serviços. O município também participa nesta quinta-feira (28), de uma reunião com Ministério Público Federal (MPF), representantes da sociedade civil, órgãos públicos e especialistas para discutir alternativas para o fenômeno da erosão costeira que seja economicamente viável e ambientalmente sustentável. Um projeto de bombeamento artificial de dunas para crescer ou "engordar" a praia de Atafona, com areia compatível à da praia é um dos estudos de viabilidade, que depende de trâmites ambientais.
Agenda em São Francisco — Além de passar por Atafona, o secretário estadual de Cidades e o deputado Bruno Dauaire vão passar por São Francisco de Itabapoana. A última ressaca, na semana passada, causou estragos no litoral do município, principalmente na praia de Guaxindiba.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS