Sargento Pimenta no aniversário de Campos
Celso Cordeiro Filho 25/03/2019 18:03 - Atualizado em 28/03/2019 14:05
Divulgação
Bloco do Sargento Pimenta, que exibe sucessos dos Beatles em ritmos de Carnaval, vai fechar, nesta quinta-feira (28), às 20h, no Jardim do Liceu, a programação festiva dos 184 anos de elevação de vila à cidade de Campos dos Goytacazes. É uma parceria do Sesc RJ com a prefeitura de Campos, que também foi responsável pela programação de shows de verão, na praia do Farol de São Thomé.
“O caminho é a parceria sempre. Continuamos a política do prefeito Rafael Diniz de que o sucesso é maior ainda quando fazemos juntos. Apoiar esse evento do Sesc que comemora e homenageia o aniversário da nossa cidade mostra que unidos podemos mais”, destacou o superintendente adjunto de Entretenimento e Lazer, Fabiano Gomes.
Dentro da programação, está prevista a participação do Espaço da Oportunidade, da Superintendência de Trabalho e Renda. Das 14 às 17h, estará presente na Praça do Liceu para emissão de carteiras de trabalho. Das 14h às 18h, serão realizadas oficinas de grafite, de máscaras e acessórios e de glitter e confetes ecológicos, além de animação cultural, orientações de saúde bucal, recreação e brinquedoteca. Também, a partir das 14h e até as 17h, o público vai aproveitar o Festival de Bandas e Fanfarras, organizado pela secretaria de Educação, Cultura e Esporte.
Como parte do programa, às 18h, a centenária Lira Guarany se apresentará. Patrimônio de Campos, a corporação musical foi fundada em 1893 e seu nome homenageia Carlos Gomes, autor da ópera “O Guarany”, e o escritor José de Alencar, que escreveu o romance homônimo, que traz em seu enredo um índio goitacá como protagonista.
Por fim, às 20h, será a vez do Bloco do Sargento Pimenta celebrar a cidade de Campos. Carioca, o nome do grupo é uma referência ao álbum “Sgt. Peppers Lonely Hearts Club Band”. O repertório do bloco é formado principalmente por versões de canções dos Beatles, interpretadas com arranjos de samba, marcha, maracatu e outros ritmos brasileiros. Formado por guitarras, baixo, saxofone, trombone e trompetes, ganha o peso da bateria, com os tradicionais instrumentos de uma escola de samba, como surdo, caixa, repique, tamborim e agogô, além da pandeirola. O cuidado com o figurino chama atenção: o bloco se apresenta com roupas exclusivas, inspiradas na capa de “Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band”.
O Bloco do Sargento Pimenta foi criado em 2010 por um grupo de 13 amigos que tinham duas paixões em comum: os Beatles e o Carnaval. Surgiu a ideia de mesclar a música do quarteto de Liverpool na brasileiríssima sonoridade da bateria de uma escola de samba e, em 2011, veio o primeiro desfile. De lá pra cá, o grupo arrastou multidões por onde passou, levando 500 mil pessoas ao Carnaval carioca de 2017; fez o Príncipe Harry, da Inglaterra, cair na folia; comandou o carnaval brasileiro em Hackney, durante as Olimpíadas de Londres; e voltou à terra natal dos Beatles em 2013 para algumas apresentações — uma delas no Cavern Club, lendário clube de Liverpool onde o quarteto começou a fazer sucesso.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS