Prossegue exposição no Solar dos Mellos
26/03/2019 18:35 - Atualizado em 03/04/2019 17:26
Quem ainda não pode apreciar a exposição fotográfica coletiva “Um ‘ser’ Mulher — do Útero à Luta” tem até sexta-feira (29). A mostra tem inspirado atividades para jovens e também protagonizadas por jovens. Para a despedida da exposição, a secretaria de Cultura realizará o “Café Literário” do Solar dos Mellos, nesta quarta-feira (27), às 19h, com o tema ‘Fotopoesia’. Na sexta-feira, o grupo macaense de voluntariado juvenil “Beyond The Wall” (Além das Barreiras) irá oferecer uma oficina de cartazes e debate sobre a temática feminina e o voluntariado a turmas do Ensino Médio do Ciep Municipalizado 393, na Aroeira.
A exposição em celebração ao mês da mulher foi inspiração para os produtores culturais do museu, para professores de fotografia, para educadores sociais e para jovens voluntários. Esta edição do “Café Literário” terá a participação de alguns dos fotógrafos expositores que abordarão seus processos criativos dentro dos diferentes estilos e técnicas. O produtor cultural e poeta Gerson Dudus, será o mediador do projeto.
Já na sexta-feira, o “Beyond The Wall” será o promotor do debate. Na última semana, membros do grupo visitaram a “Um ‘ser’ Mulher — do Útero à Luta” e a partir disto produziram cartazes homenageando mulheres que se destacaram na arte, na política, na ciência e em outras áreas. Além dos cartazes, os jovens de diferentes escolas particulares e públicas do município providenciaram a decoração de caixas para a coleta de donativos em cada uma das unidades de ensino representadas. Os artigos de higiene pessoal feminina recebidos ou comprados com recursos de ações entre amigos, venda de doces e de botons serão doados à Ong Pares Carita de apoio a mulheres refugiadas e em situação de rua.
O grupo, que utiliza o slogan “Seja a mudança que você quer no mundo”, não tem vínculo com instituições religiosas ou políticas. Ele foi criado por quatro amigas há um ano e hoje conta com cerca de 70 voluntários de todas as idades. O núcleo de ação é formado por aproximadamente vinte moças e rapazes entre 14 e 18 anos. Os jovens já distribuíram quentinhas a moradores de rua, material escolar a uma creche social, doaram ventiladores ao Sentrinho-Macaé. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS