Centro Dia completa 17 anos e comemora superação dos idosos
27/03/2019 15:33 - Atualizado em 27/03/2019 15:36
Divulgação - Supcom
Com mais de 8 mil cadastros ativos e cerca de 2 mil atendimentos por mês, o Centro Dia do Idoso, em Guarus, comemorou com festa os 17 anos de história, nesta quarta-feira (27). Os motivos para comemorar são muitos. O espaço, que foi encontrado fechado pela atual gestão municipal, foi reaberto por determinação do prefeito Rafael Diniz logo em janeiro de 2017 e, atualmente, totalmente reformulado, faz parte da Rede de Proteção Social de Campos, que mudou a vida de muitos idosos da cidade.
Os idosos que frequentam o Centro Dia fizeram questão de comemorar o aniversário da casa em festa com os amigos e profissionais do Centro. Entre eles, seu Nelson Martins, de 91 anos.
— Minha vida mudou 100%. Com o carinho que recebo aqui, com a ginástica que faço. Hoje eu estou alegre, dançando, o que antes eu não fazia. Espero chegar aos 120 anos aqui no Centro Dia — contou Nelson.
A atual política de envelhecimento saudável e ativo de Campos é feita através da saúde preventiva e bem-estar social aplicados em todas as seis casas voltadas especificamente a esse público, que atendem cerca de 35 mil pessoas. A cidade foi eleita ano passado como a 2ª melhor para envelhecer no Estado do Rio e a 26ª em todo o país, segundo estudo nacional realizado pela Fundação Getúlio Vargas. O Centro Dia simboliza os avanços obtidos nos últimos dois anos.
— O atendimento não é mais restrito à dupla médico e remédio. Nós implantamos, assim como pediu o prefeito, a Rede de Proteção Social na cidade para garantir o envelhecimento saudável, o empoderamento e a autonomia funcional dessas pessoas. Entramos com o projeto 60 + Saúde com aulas de artesanato, de dança, coral, turismo social, ginástica, ciclos de palestra, programa Educa Brasil, treinamentos físicos de força, oficinas de memória, tudo adaptado para esse público maior de 60 anos. Isso fora a ampliação total dos atendimentos de saúde, com mais especialidades médicas. Tudo isso aconteceu em todas as Casas de Convivência, assim como Centro Dia, que estava fechado há oito meses quando assumimos — contou a superintendente de Envelhecimento Saudável e Ativo de Campos, Heloisa Landim.
O Centro Dia é um programa do governo federal realizado pelo município. Atualmente, dentro do programa específico, são 16 idosos que passam o dia no local recebendo cuidados não apenas médicos. E além do programa em si, o local atende cerca de 2 mil pessoas por mês em consultas com sete especialidades médicas diferentes (urologista, ginecologista, endocrinologista, dermatologista, cardiologista, geriatra e angiologista), e outras 13 habilitações profissionais para aulas, atendimentos e palestras.
— Aqui eles têm nutricionistas, terapeutas ocupacionais, dentistas, fisioterapeutas, psicólogos, professores de educação física, maestro do coral, fonoaudiólogo, professor de teatro, de artesanato, assistentes sociais, enfermeiras e técnicas de enfermagem. Assim, temos dança, teatro, artesanato, ginástica, treinamento de força, oficina de memória e muito mais. São fatores importantes em todas as fases da vida, mas na terceira idade é ainda mais. Nossa política é tratar da saúde e não da doença, então temos uma estrutura totalmente preventiva — explica a coordenadora do Centro Dia, Cristiane Mazzini.
Fonte: Supcom Campos

ÚLTIMAS NOTÍCIAS