Fogo em fiação no Centro deixa lojas sem energia
Virna Alencar 27/03/2019 14:05 - Atualizado em 28/03/2019 13:57
Labareda foi controlado por meio de um extintor
Labareda foi controlado por meio de um extintor / Isaias Fernandes
Um superaquecimento na rede elétrica atingiu comércios no Centro de Campos, no início da tarde desta quarta-feira (27). O incidente deixou a loja de produtos naturais, Mundo Verde, totalmente no escuro e parte do serviço ficou prejudicado na loja de calçados e acessórios, Fafá. Segundo o Corpo de Bombeiros, a corporação foi acionada por volta das 12h40 e, ao chegarem ao local, o fogo já havia sido controlado. Os comerciantes questionam o emaranhado de cabos no Calçadão e cobraram posicionamento da Prefeitura Municipal e da concessionária Enel, responsável pelo fornecimento de energia no município. Em nota, a Prefeitura afirmou que fez um levantamento das necessidades para a conclusão da obra, que inclui a conversão das redes aérea para subterrânea. Já a Enel garantiu que o fornecimento de energia foi normalizado e que apura as causas do ocorrido.
O proprietário do Mundo Verde, Nilson Athayde, de 59 anos, contou que o superaquecimento na parte externa da loja provocou um metro de labareda de fogo, que foi controlada por meio de um extintor de incêndio do próprio estabelecimento. Ele afirmou que, em seguida, acionou os bombeiros e a Enel. “Já é o quarto ano consecutivo que isso acontece. Já faz 30 minutos que liguei para a empresa e até agora nenhuma equipe técnica compareceu aqui. Tenho que esperar eles chegarem para avaliar se alguma coisa foi queimada e contabilizar os prejuízos. Enquanto isso, os clientes estão sendo atendidos no escuro, outros nem entram na loja. É um dia perdido, em pleno cenário de crise econômica que estamos passando”, lamentou.
Já o comerciante da Fafá, Joadilson Rodrigues Cardoso, de 60 anos, informou que parte da loja ficou sem energia elétrica, sendo o problema registrado em uma das vitrines, no estoque e no escritório. “Geralmente leva mais de 24 horas para a Enel resolver o problema, que não é de hoje. O superaquecimento nas fiações do Calçadão acontece pelo menos duas ou três vezes ao ano. Geralmente, a equipe vem em um carro pequeno de manutenção e diz que não podem fechar o trecho em pleno horário comercial e, por isso, fazem o serviço à noite. Os funcionários estão utilizando lanternas para encontrar as mercadorias no estoque”, disse.
Labareda foi controlado por meio de um extintor
Labareda foi controlado por meio de um extintor / Isaias Fernandes
Sobre a substituição da fiação, a secretaria de Infraestrutura e Mobilidade Urbana informou que “a obra do Centro Histórico de Campos foi paralisada no final da gestão passada. A atual gestão fez um levantamento das necessidades para a conclusão da obra, que inclui principalmente a conversão das redes aérea para subterrânea, um trabalho de grande complexidade que envolve várias concessionárias e um alto custo, inviável para o município neste momento em virtude da brusca queda de receita. Vale ressaltar que o município vive uma realidade financeira diferente da que viveu no início desta obra e lamenta que a mesma não tenha sido concluída dentro do prazo contratual. A obra teve início em 2013 com prazo inicial de dois anos, tendo sido prorrogado posteriormente”, disse a prefeitura.
Já a Enel A Enel Distribuição Rio informou que o fornecimento de energia foi normalizado e que apura as causas do ocorrido. A empresa ressaltou ainda que vem investindo na modernização da rede para a melhoria da qualidade do serviço.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS