Com música e informação de qualidade, Folha FM entra no ar nesta quinta-feira
Suzy Monteiro e Arnaldo Neto 27/03/2019 13:48 - Atualizado em 27/03/2019 23:18
  • Café da manhã reuniu empresários e políticos

    Café da manhã reuniu empresários e políticos

  • Café da manhã reuniu empresários e políticos

    Café da manhã reuniu empresários e políticos

  • Café da manhã reuniu empresários e políticos

    Café da manhã reuniu empresários e políticos

  • Café da manhã reuniu empresários e políticos

    Café da manhã reuniu empresários e políticos

Em seu aniversário, Campos dos Goytacazes recebe como presente a rádio Folha FM 98.3, integrante do Grupo Folha e que inicia, nesta quinta-feira (28), suas atividades. A apresentação da rádio aconteceu na manhã desta quarta (27), com um café da manhã para empresários e políticos da região. A Folha FM migrou da antiga Continental AM e terá como foco jornalismo e música de qualidade.
Diretora do Grupo Folha, Diva Abreu Barbosa lembrou o início de sua história com o jornalista Aluysio Cardoso Barbosa, falecido em 2012, e o casamento que se tornou, também, uma união profissional de muito sucesso.
— Seguindo a modernidade, a rádio Continental, nascida em 1956, sob o jargão “a que está em todas”, veste um novo uniforme: Folha FM 98.3, “a rádio que toca você”, assim como a rádio Jornal de Macaé 820, com 74 anos, agora se tornou Hits FM 99.7 “dá gosto de ouvir”. Ousadia, coragem, determinação, muita fé, trabalho, profissionalismo, sensibilidade, seriedade, esperança? Ou tudo junto? Só sei que nada sei, como nos disse Sócrates, mas que, ao mesmo tempo, nos falou: “Sobre a direção de um forte general, não haverá jamais soldados fracos” e que “uma vida sem desafios não vale a pena ser vivida”. Então, lá vamos nós para mais um desafio. E com o apoio de todos, funcionários, patrocinadores, parceiros, lá vamos nós para mais uma viagem.
Diretor do Grupo Folha, Christiano Abreu Barbosa lembra que o processo de migração foi complexo, já que era necessário manter a rádio AM em funcionamento, ao mesmo tempo em que a FM era preparada, com investimentos em novos equipamentos e a preparação de um novo estúdio. “Desde dezembro, com a liberação, começamos a transmitir experimentalmente em FM e também em AM. A partir de amanhã (quinta, 28), deixa de ser uma experiência e passa a ser realidade a transmissão em FM. Foi um processo complexo, de muitos investimentos, cumprimentos de muitas etapas, até a inauguração”, salientou.
Ainda segundo Christiano, o novo veículo do Grupo Folha terá o já conhecido padrão de qualidade de comunicação. O segmento escolhido pela rádio foi o adulto contemporâneo, que envolve música e informação de qualidade. “E informação de qualidade é o que a gente sabe fazer, já faz aqui na Folha. Vai ter muita informação, com a participação de toda equipe da Folha. O mais difícil é produzir a informação. Isso a gente já faz. O ouvinte pode esperar a qualidade do conteúdo, seja de música ou informação. É a nossa meta”, salientou.
Gerente da Folha FM, Cláudio Nogueira disse que a rádio é a realização de um sonho antigo e de uma luta que começou em 2006, quando ele começou a falar em renovação do sistema de transmissão: “A direção sempre vem nos apoiando, sempre incentivando, até que este sonho foi realizado. Não foi só migrar. Foi migrar com alta tecnologia e com um diferencial do jornalismo. Há uma sinergia do grupo, entre o conhecimento do rádio com a eficiência do jornalismo da Folha da Manhã. E o que também é importante: a Folha FM terá a alma da Continental”.
Jornalismo de qualidade logo pela manhã
O diferencial da Folha FM será o jornalismo, levando para rádio FM o conteúdo jornalístico produzido pela Folha para o jornal impresso e a versão online, o Folha 1. O primeiro programa, todas as manhãs, será o Folha no Ar, às 7h. A apresentação será de Marco Antonio Rodrigues, com a participação do diretor de redação da Folha, Aluysio Abreu Barbosa, e do editor geral, Arnaldo Neto, em um debate sobre as principais notícias do dia. O programa também terá entrevistados todos os dias. O primeiro, nesta quinta, é o prefeito de Campos, Rafael Diniz (PPS). Na sexta-feira será a vez da diretora do Grupo Folha, Diva Abreu Barbosa.
Aluysio destaca que os companheiros de bancada já têm experiência em rádio e mostra entusiasmo com a sua estreia. “Desde 1978, quando nasceu a Folha da Manhã pelo sonho e determinação de Aluysio Barbosa, o lema é ‘a diferença está na qualidade’. Com dois meses de circulação o jornal já era o mais vendido de Campos, Norte e Noroeste e todo interior do Estado do Rio. O Grupo Folha mantém as mesmas diretrizes do princípio e que revolucionaram o jornalismo de Campos. Agora, atualizado com as novas tecnologias, essas diretrizes vão continuar em outra frente. Como FM, a rádio estará mais afinada com a Folha da Manhã e chegará mais aos leitores do jornal”, afirmou.
Segundo Arnaldo Neto, toda redação da Folha da Manhã estará em sintonia com a rádio. “Durante o Folha no Ar faremos contato direto com a redação e com as nossas equipes nas ruas, para que possamos informar aos nossos ouvintes sobre as primeiras notícias em destaque em Campos, na região e também no cenário nacional”, disse.
Âncora do programa, Marco Antonio tem 43 anos de rádio, com passagem pelas conceituadas Cidade e JB. Ele destaca o comprometimento com a informação com qualidade. “Minha expectativa é muito grande, assim como a confiança. Tenho certeza que será um programa jornalístico que, de certa forma, vai mudar o conceito do que é feito na cidade. O Folha no Ar vai primar pela capacidade de informar, deixando com que o ouvinte analise a notícia e forme sua opinião”.
Marcão Gomes, secretário de Desenvolvimento Humano e Social
“É um prazer estar aqui neste importante momento para nossa cidade e região. Como a Folha vem fazendo ao longo de décadas, continuará com sua comunicação de qualidade. A comunicação de qualidade é muito importante, especialmente neste momento de tantas notícias falsas, as chamadas fake news”.
Patrícia Daldegan, empresária e jornalista
“Sempre falam que o rádio vai morrer e a gente vê que, cada vez mais, o rádio tem força. Ele chega a lugares que, às vezes, o jornal, a televisão e a própria internet não chegam. E o fato de hoje a Folha estar inaugurando sua FM também amplia este alcance. E fiquei muito feliz em saber que haverá muito jornalismo, uma coisa que falta aqui na região”.
Ana Maria Pellegrini, médica e empresária
“Muito bom ver o grupo crescendo, focando em mais tecnologia. Precisamos ter as notícias sempre em alta. É muito importante não só para Campos, como para toda região. Parabéns para o Grupo Folha”.
Gilson Menezes, empresário
“Embora estejamos atravessando dificuldades financeiras no Brasil, a Folha vem sempre superando. Transformando a rádio de AM para FM demanda investimento e abrindo espaço e dando oportunidade de mais serviço a população. Isso é muito importante. Está de parabéns o grupo Folha por estar sempre fazendo os eventos e naturalmente abrindo campo de trabalho”.
Maurício Cerrutti, CEO do Grupo Superbom
“Tenho falado que o país, já há alguns anos, passa por uma crise grande. É muito difícil vermos empresários que tenham a coragem de estar investindo em um ambiente difícil. Fico muito contente em saber que ainda existem estes empresários, como dona Diva, que está investindo aqui em Campos, demonstrando confiança na cidade e no país”.
Orlando Portugal, presidente da CDL
“Os fortes ressurgem nas crises. Nós, campistas, sempre acreditamos que há um dia melhor e o Grupo Folha não é diferente. Ficamos felizes por uma estrutura como esta. Entendemos que o comércio de Campos vai ganhar muito com uma FM, como a da Folha, onde as parcerias vão acontecer e, por consequência, as vendas. Na crise temos que partir para cima dela”.
Cláudio Cesar Soares, publicitário
“Rádio, para mim, é o veículo mais rápido e mais versátil. Cada vez mais é assim e a Folha deu uma repaginada e trouxe a Folha FM. Será um sucesso tranquilamente, como todos os veículos do Grupo. Parabéns para Diva, Aluysio e Christiano e a todo Grupo Folha”.
Dom Fernando Rifan, Bispo
“Sou da casa há 35 anos, desde o tempo de Andral Tavares, tanto como articulista da Folha, como locutor aqui da Ave Maria. Mas Andral já me dizia: ‘Olha, o futuro é FM. As AMs vão acabar’. E hoje se realiza aqui na Folha. Eu quero dar os parabéns. Acho que vamos ganhar muito em qualidade. O Grupo Folha está de parabéns”.
Dom Roberto Ferreria Paz, Bispo
“Não só o instrumento, FM, dá mais fidelidade, mas o importante é o conteúdo. Nós precisamos ampliar o debate público hoje para fortalecer a democracia. As redes sociais se tornaram um campo muito minado de intolerância e falta diálogo. Pretendemos que esta rádio possa ser um canal aberto, para uma corrente do bem, para uma corrente cidadã”.
Juscélio Azevedo, gerente da Águas do Paraíba
“Campos ganha. É uma excelente ferramenta de comunicação e entretenimento. Tenho só que parabenizar o Grupo Folha por este investimento. Estive conversando com a Diva e ela estava me relatando que há um ano vocês tiveram um incêndio nas instalações da rádio. E hoje está aí, como Fênix, com um empreendimento bacana como este”.
Lucas Barcelos, Grupo Barcelos
“A Folha FM é um sucesso não só pela história que a Folha tem, mas também pela inovação que está sendo proposta. A proposta da rádio é muito diferente do que a gente tinha. Atrela a boa música com o jornalismo. É um diferencial que a Folha está trazendo para a cidade, um modelo das grandes capitais. Com certeza é um presente do Grupo Folha para cidade”.
Leonardo Abreu, presidente da Acic
“Todos nós precisamos de informação. Então, através desta FM, a gente tem mais um canal de levar a informação para o público. A Folha da Manhã sempre fez isso muito bem, há mais de 40 anos, com o jornal impresso, com rádio e televisão. Hoje, com a 98,3, a Folha tem mais uma forma de informar com transparência e seriedade, como sempre foi a marca do Grupo Folha”.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS