Secretário estadual de Defesa Civil em Atafona para ver impactos do avanço do mar
24/03/2019 10:05 - Atualizado em 24/03/2019 15:00
Arnaldo Neto
O secretário estadual de Defesa Civil, Coronel Roberto Robadey Costa Júnior, e o deputado estadual Bruno Dauaire (PRP) sobrevoaram na manhã deste domingo (24) a praia de Atafona, em São João da Barra. A convite do deputado, o secretário verificou de perto os impactos do avanço do mar no litoral sanjoanense. Robadey foi recebido pela prefeita Carla Machado (PP), além de secretários e vereadores do município. A prefeita de SJB, o secretário e o deputado seguiram no mesmo carro para o Pontal de Atafona. Segundo Dauaire, o objetivo é conseguir apoio do Governo do Rio de Janeiro para uma medida de contenção do avanço do mar no litoral sanjoanense.
O reconhecimento da situação de emergência em Atafona — que em outra oportunidade não foi atestada pela Defesa Civil estadual — será decretada novamente pela prefeita, após informar pessoalmente ao secretário estadual, que reconheceu a necessidade de intervenção.
— Nossos técnicos estão acostumados com aquele desastre que ocorre da noite para o dia, que morre gente. Esse aqui é um desastre que acontece ao longo dos anos. Acabei de ver uma foto dos anos 90, com mais duas ruas, e no passado eram muitas outras que foram dragadas pelo mar. Não é uma solução fácil, da noite para o dia. O que nós estamos propondo junto com o deputado Bruno Dauaire, que nos procurou ontem (sábado, 23), e o governador [Wilson] Witzel (PSC) determinou que viéssemos aqui imediatamente, é  trazer um ministro aqui para ver essa situação. Não é uma situação municipal, é uma situação que demanda apoio federal — afirmou Robadey. O secretário informou ainda que o governador participaria da visita neste domingo, mas não pode participar devido a uma forte gripe.
Bruno Dauaire anunciou que, ainda nesta semana, mais um secretário estadual vai visitar o município para conhecer a realidade devido ao avanço do mar. “Este é um momento histórico para o município. É a primeira vez que um secretário estadual de Defesa Civil vem conhecer a nossa realidade, com relação ao avanço do mar, e pode constatar de perto. A agenda foi confirmada na noite de sábado. Temos que prosseguir com o pedido da situação de emergência e colocamos nosso trabalho na Alerj, na Comissão de Defesa Civil, para ajudar no que for preciso. Vamos, juntos, buscar uma solução”, afirmou Dauaire, salientando que também articula com o senador Flávio Bolsonaro (PSL) uma visito do ministro de Infraestrutura, Tarcisio Gomes de Freitas, ao município.
Além de informar sobre o novo pedido da situação de emergência, Carla salientou os impactos do avanço do mar ao longo dos anos, atinge a atividade pesqueira, o setor turístico e causou a perda de muitas residências de moradores e veranistas de Atafona. A prefeita voltou a destacar que o município não tem condições de arcar sozinho com o projeto de contenção do mar do Instituto Nacional de Pesquisas Hidroviárias (INPH), pois geraria paralisação, inclusive, nos serviços básicos, como Saúde e Educação. Ela entregou uma cópia ao secretário e o deputado, e lembrou que o documento também foi levado ao presidente da Câmara dos Deputados. Carla também falou sobre outras possibilidades de projetos e destacou a importância das parcerias.
— Se cada um for fazer sua parte, a gente consegue sim. Sabemos que o problema do avanço do mar não acontece só aqui em SJB [ela ressaltou também a questão do Açu e outras cidades durante o encontro]. Mas a gente tem um município em franca ascensão, temos um dos maiores investimentos privados da América Latina. A gente precisa buscar uma solução — afirmou a prefeita.
A destruição por conta do avanço do mar no distrito de sanjoanense é notícia desde a década de 1950. A ressaca da última semana causou transtornos, em especial, aos moradores da Baixada, próximo ao antigo Pontal, e destruiu parte do muro da residência de Sônia Ferreira. A casa, que por muitos anos foi palco do Atafolia, fica ao lado dos escombros do antigo prédio do Julinho.
Confira uma das fotos registradas durante o sobrevoo pela praia de Atafona. A imagem mostra o que restou do Pontal, perto do antigo bar do Almir Largado, que depois foi do Santana, e parte da Baixada, área dos pescadores, fábricas de gelo e frigoríficos. O registro foi feito durante período de maré baixa. 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Arnaldo Neto

    [email protected]