Com projeto "Campos + Segura", poder público visa agilidade no combate e solução de crimes
Catarine Barreto e Maria Laura Gomes 15/03/2019 14:33 - Atualizado em 18/03/2019 17:55
Antônio Leudo
Com o projeto “Campos + Segura”, que faz parte do Centro Integrado de Segurança Pública (CISP), inaugurado nessa quinta-feira (14), moradores e comerciantes poderão auxiliar na segurança de toda a cidade, cedendo imagens de câmeras de monitoramento para o sistema. A novidade poderá proporcionar mais agilidade no combate a diversos tipos de crimes.
De acordo com o Superintendente de Paz e Defesa Social, Darcileu Amaral, essa ajuda vinda da população será de suma importância para reduzir os índices de criminalidade, inibindo a violência e auxiliando os serviços de Segurança Pública na investigação e solução de crimes e delitos.
— A nossa intenção com CISP é integrar todos os órgãos da Segurança Pública em um único local, com o intuito de dar mais agilidade e tranquilidade à população. Essa união dará mais rapidez nos casos e nos ajudará a solucionar todas as situações na cidade — disse Amaral.
O “Campos + Segura” permitirá a integração das imagens das câmeras externas das residências e pontos comerciais que aderirem ao projeto. Estas imagens serão transmitidas para o site Campos + Segura e disponibilizadas aos órgãos de Segurança Pública, através de um acesso via internet.
— A única exigência que fazemos é que essas imagens sejam gravadas. Então quem for nos disponibilizar as imagens vai ter que ter uma empresa ou algo afim que faça o salvamento, que guarde a imagem por sete dias em nuvem — explicou.
Cada empresa ou residência que aderir voluntariamente ao projeto também receberá um acesso ao site maissegura.campos.rj.gov.br, por onde poderá acessar as imagens ao vivo de todas as câmeras integradas. No site, também será realizada a inscrição para ceder as imagens.
— O dono da câmera irá decidir se quer tornar essa imagem pública ou privada. Como funciona? Por exemplo, se você entrar no Campos + Segura, você vai observar que tem a opção de câmeras públicas. Então, caso você autorize, sua câmera pode ser tornar pública. Caso não aceite, sua câmera ficará restrita a você e ao nosso órgão interno — detalhou.
Haverá também uma espécie de botão no sistema, que o proprietário acionará e, em cinco segundos, transmitirá um sinal de alerta, abrindo imediatamente a imagem referente que foi acionada.
A sala será vigiada 24 horas por dia por oito agentes, divididos entre guardas civis municipais, agentes do Instituto de Trânsito e Transporte (IMTT) e policiais militares. Com relação à participação dos bombeiros, a negociação está em fase final.
Toda residência ou empresa que aderir ao monitoramento colaborativo será identificada em sua fachada com uma placa, indicando que participa do projeto “Campos + Segura”.
 
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS