Com reajuste, receita é economia
16/03/2019 17:31 - Atualizado em 19/03/2019 16:12
Secretaria de Fazenda teve energia cortada
Secretaria de Fazenda teve energia cortada / Antônio Leudo
As contas de luz ficaram mais caras desde a última sexta-feira, de acordo com aumento autorizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) à Enel, concessionária que fornece energia para Campos e outras cidades da região, além de dezenas de outros municípios do Estado. O aumento médio foi de 9,7%. Para que os custos da tarifa não tenham maior peso em seu bolso, a Folha elaborou uma lista com algumas medidas domésticas que podem ser adotadas para sua economia.
Uma delas está relacionada aos gastos com as lâmpadas incandescentes. Se em sua casa as lâmpadas são deste tipo, aquelas mais amareladas, está na hora de trocá-las. As fluorescentes, compactas ou circulares, além de gastarem menos energia, ainda possuem durabilidade maior. São mais caras, mas o custo-benefício é muito maior.
Outra medida: evite deixar as lâmpadas acesas durante o dia, aproveitando a iluminação natural. Teto e paredes pintados de branco e azulejos bem claros refletem melhor a luz, sem a necessidade de acender uma lâmpada.
Outra dica importante é evitar os banhos demorados, já que os chuveiros consomem muita energia. Não apenas a demora durante a ducha, mas também atentar para a temperatura. Neste período de temperatura elevada, convém mudar a chave do chuveiro para o “verão”, permitindo que o consumo seja menor.
Também se deve adotar cautela com os aparelhos de ar condicionado que chegam a representar 1/3 do consumo de energia numa residência, em locais de temperaturas muito elevadas. O primeiro passo é adquirir modelos que contenham o Selo Procel de Economia de Energia, impresso em aparelhos eletrônicos.
É importante comprar um aparelho com tamanho condizente com o ambiente, além de manter os filtros limpos e desligá-lo se o cômodo onde ele foi instalado estiver vazio.
Preste também atenção na sua geladeira. É preciso estar também atento à borracha da porta. Se não estiver fechada corretamente, gera desperdício de energia e ainda pode prejudicar a conservação dos alimentos. Evite também abrir a geladeira diversas vezes, retirando tudo que irá precisar naquele momento de uma só vez.
Utilize menos a máquina de lavar, que consomem também uma boa quantidade de energia, especialmente se tiver a função de secar. Por isso, acumule o máximo que puder de roupas sujas.
O controle dos aparelhos de TV também implica em evitar maior gasto de energia. Por isso, é importante não deixar a televisão ligada se não estiver assistindo, assim como outros aparelhos como computador e videogame.
Preços mais altos não agradam ninguém
Na última quinta-feira, a Folha ouviu empresários e consumidores residenciais que manifestaram descontentamento com o reajuste nas contas de luz.
O presidente da Associação Comercial e Industrial de Campos (Acic), Leonardo Abreu, também reagiu ao aumento.
— Aquela luz que vemos no fim do túnel, que poderia iluminar nossas esperanças e aumentar nossas expectativas, ela é diminuída de intensidade com o aumento dessa tarifa que impacta diretamente na economia porque os custos de produção aumentam e o poder de compra diminui — concluiu.
O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Campos, Orlando Portugal, classificou como “absurdo mais este aumento autorizado para o custo da energia elétrica”.
— É um absurdo qualquer aumento de tarifas ou impostos que venham onerar ainda mais o comércio. As empresas não suportam mais tantas taxas e impostos que impactam diretamente no seu custeio, levando muitas delas a uma situação de colapso com tantos encargos, causando mais desemprego e o aumento dos problemas sociais — ponderou.
(P.R.P.P.) (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS