Noite violenta após 16 dias sem mortes em Guarus
Virna Alencar 18/03/2019 21:43 - Atualizado em 28/03/2019 18:50
Isaias Fernandes
Depois de passar 16 dias sem registro de homicídios, Guarus teve uma noite violenta no último sábado (16). Uma mulher de 35 anos e um adolescente de 14 foram baleados no Parque Santa Clara. Vale ressaltar que Campos está na 35ª posição das cidades mais violentas do mundo, conforme levantamento produzido pela organização Conselho Cidadão para a Segurança Pública e a Justiça Penal do México, divulgado na última semana. O município do Norte Fluminense, que já amargou a 19ª posição em 2016, subiu da 45ª posição em 2017, para 35ª em 2018, com 233 homicídios.
Segundo a Polícia Militar, as vítimas informaram que quatro homens passaram, na rua cinco do Parque Santa Clara, atirando de dentro de um veículo prata. A mulher foi baleada na virilha e o adolescente levou um tiro de raspão na perna. Ambos foram socorridos e encaminhados para o Hospital Ferreira Machado (HFM). A motivação do crime não foi divulgada.
De acordo com o delegado titular da 146ª Delegacia de Polícia, de Guarus, Pedro Emílio Braga, apesar da noite violenta, o delito que atinge a gravidade máxima e que é considerado pelo levantamento divulgado é o crime de homicídio consumado, decorrente de violência urbana. Sobre a marca histórica – de 16 dias seguidos sem registro de homicídios na área de Guarus – avaliou ser fruto de um trabalho integrado que vem sendo desenvolvido pela Polícia Civil e a Polícia Militar.
— As tentativas de homicídio não são consideradas nessas estatísticas. Nos últimos 70 dias, foram cerca de 52 indiciados, somente em função do envolvimento com o crime de homicídios. Nós tiramos das ruas 21 autores de homicídios nas diversas operações que foram realizadas nesse período, num momento em que nos encontrávamos com índices de violência extremamente elevados. Com todo esforço e estratégia entre as polícias, a gente começa a colher os primeiros resultados de pacificação do território — disse Pedro Emílio.
A equipe de reportagem tentou contato com o comandante do 8º Batalhão de Polícia Militar (BPM), tenente-coronel Rodrigo Ibiapina, sem êxito. No entanto, em recente entrevista, o comandante, que assumiu o cargo em janeiro deste ano, destacou as ações implantadas em sua gestão e também atribuiu o trabalho integrado que refletiu na redução da criminalidade. “Janeiro foi um mês muito ruim para a segurança pública e diante desses números começamos a traçar estratégias. À Polícia Militar coube realocar o policiamento na área de Guarus, com reforço em cima da mancha criminal. Também foi aumentado o período de patrulhamento incisivo nas áreas mais críticas e, com isso, a gente foi reduzindo aos poucos os indicadores”, disse.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS